Política5 min de leitura

“Você está fazendo história”, diz Lula a Tarcísio em evento

Lula elogia Tarcísio em cerimônia do túnel Santos-Guarujá, que é recebido com vaias em evento.

Por
Redação
Publicado em
Lula elogia Tarcísio em cerimônia do túnel Santos-Guarujá.
Fonte da imagem: Jornal O Globo

Receba notícias gratuitamente em seu email

Durante a cerimônia, Lula elogiou Tarcísio por parcerias em moradias populares, educação e obras de infraestrutura.

Políticos alinhados a campos distintos, os dois estiveram juntos em um evento de Santos, em que foi lançado um edital para a construção de um túnel que irá ligar a cidade ao Guarujá. 

Tarcísio agradeceu a colaboração com Lula, destacando que a obra atende a uma demanda histórica da população local.

A obra, orçada em R$ 6 bilhões, integra o Novo PAC e é financiada por uma parceria entre o governo federal, o estado de São Paulo e a iniciativa privada. O túnel, com 860 metros de extensão, reduzirá o tempo de travessia entre as duas cidades de até duas horas para dois minutos, beneficiando a mobilidade na Baixada Santista.

O leilão está marcado para 1º de agosto de 2025, com previsão de conclusão em 2028, segundo o Ministério dos Transportes. A estrutura promete aliviar o congestionamento das balsas, que transportam cerca de 24 mil veículos diariamente, conforme dados da Dersa.

A parceria entre Lula e Tarcísio enfrenta resistências

Segundo Lula, “tem gente do lado do Tarcísio que não gosta de vê-lo do meu lado, e tem gente do meu lado que não gosta de me ver do teu lado (...) Temos que ter consciência de que nós só temos um lado: o de atender bem o povo. Esse é o nosso lado e o nosso compromisso. O restante, a gente deixa passar”.

O presidente também enfatizou que o governador de São Paulo está fazendo história. 

Grupos ligados ao PT criticam a aproximação com o governador, que defendeu a privatização da Sabesp, concluída em 2024 por R$ 14,5 bilhões, segundo o governo estadual.
Já aliados conservadores do governador veem com desconfiança a colaboração com um governo de esquerda, temendo concessões ideológicas.

Gostaria de receber informação imparcial e de credibilidade? Clique aqui e conheça o RESUMO BP, a newsletter com a curadoria exclusiva da Brasil Paralelo. 

Especialistas elogiam aliança 

Por outro lado, analistas elogiam o pragmatismo da dupla. Segundo o cientista político Carlos Melo, da USP, “a obra simboliza uma rara convergência entre espectros opostos, focada em resultados concretos”.

Especialistas alertam que o projeto pode enfrentar obstáculos: o custo pode subir devido à inflação, e o licenciamento ambiental, ainda pendente, é um risco para o
cronograma.

Tarcísio é bem vindo em evento de Lula?

A cerimônia também registrou tensões. Tarcísio foi vaiado por parte da plateia, composta por sindicalistas e apoiadores de Lula, que gritaram “devolve a Sabesp” durante seu discurso. Apesar disso, ambos os líderes mantiveram o tom conciliador durante todo o evento.

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

[VENDA] Brasil Evangélico
[VENDA] Brasil Evangélico