Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Neste domigo (6), mais de 155 milhões de brasileiros deverão comparecer às urnas para eleger seus prefeitos e vereadores para os 5.569 municípios do país.
Pesquisas indicam que em 12 capitais há uma grande chance do chefe do Executivo municipal ser escolhido sem a necessidade de um segundo turno, o que acontece quando um candidato conquista mais de 50% dos votos.
No Brasil, segundo turnos são realizados apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores.
Veja a seguir quais capitais devem eleger seus refetos ainda hoje:
Rio de Janeiro (RJ)
Eduardo Paes - Tânia Rego/Agência Brasil
O atual prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), segue na liderança, oscilando entre 65% (Futura) e 53,3% (Atlas Intel). realizadas pelos institutos Quaest, Datafolha, Atlas Intel e Futura, o atual prefeito da capital carioca, Eduardo Paes (PSD), conta com uma intenção de votos que ocilante entre 53,3% (AtlasIntel) e 65% (Futura).
Paes concorre com uma grande coligação de partidos, que inclui mais de dez partidos com siglas de esquerda, como o PT, e de direita, como o PRD.
O indicado da família Bolsonaro, Alexandre Ramagem (PL), varia entre 22,7%, segundo o Futura, 29%, de acordo com o Quaest, 35,1% para o Atlas Intel e 24% na pesquisa do Datafolha.
Salvador (BA)
Bruno Reis - Reprodução do Instagram
Os institutos Quaest e Datafolha também apontam para a reeleição em primeiro turno do prefeito Bruno Reis (União).
Reis é apoiado pelo ex-prefeito e deputado estadual, Antônio Carlos Magalhães Neto (UNIÃO).
Segundo a pesquisa do Quaest, o candidato conta com 74% das intenções, ao passo que o Atlas Intel levantou que o político conta com 72%, o Instituto Futura aponta 70,6% das intenções de votos.
Florianópolis (SC)
Topázio Neto - Jornais em foco
O prefeito da capital catarinense, Topázio Neto (PSD), conta com uma intenção de votos que varia entre 54,4%, segundo o Instituto Futura. A Atlas Intel aponta 49,7%.
O prefeito concorre junto a uma grande coalizão de partidos, que inclui o PL, MDB, Novo, Republicanos e Podemos.
Recife (PE)
João Campos - Bol
O prefeito de Recife, João Campos (PSB), é outro candidato que lidera com uma ampla vantagem nas pesquisas na disputa eleitoral em uma capital.
Campos conta com 77% das intenções, segundo o levantamento do Instituto Quaest e 74,7% de acordo com o Futura. No Datafolha, as intenções de votos sobem para 80%, enquanto o AtlasIntel o coloca com 68,1% das intenções.
Campos é o filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e concorre pelo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Boa Vista (RR)
Bruno Reis - Federação do Elo Social de Roraima
Onde o atual prefeito, Arthur Henrique Brandão Machado, aparece com 65,5% das intenções de voto segundo levantamento do Instituto Futura, enquanto o Quaest o coloca com 72%.
João Pessoa (PB)
Cícero Lucena - Poder 360
Outro mandatário que deve renovar seu cargo pelos próximos quatro anos é Cícero Lucena (PP), que conta com 53,2%, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Futura.
As estimativas do Quaest colocam o candidato com 55% das intenções de voto.
Macapá (AP)
Dr. Furlan - Reprodução Facebook
O atual prefeito, Dr. Furlan (MDB), tem chances de ganhar as as eleições ainda no primeiro turno. O mandatário conta com 80% das intenções de voto segundo Futura e 86%, de acordo com o Quaest.
Maceió (AL)
João Henrique Caldas - Poder 360
O prefeito João Henrique Caldas (PL) aparece com 72% das intenções de voto segundo o levantamento do Futura, e 77% conforme o Quaest.
Porto Velho (RO):
Mariana Carvalho - Câmara dos Deputados
A ex-deputada estadual Mariana Carvalho (UNIÃO) é outra candidata que conta com 50,7% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Futura.
Rio Branco (AC)
Tião Bocalom - Reprodução Redes Sociais
Oprefeito da capital acreana Tião Bocalom (PL) está com 58% das intenções, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Quaest, e atinge 53,2% em o levantamento do Instituto Futura.
São Luís (MA)
Eduardo Braide - Poder 360
As pesquisas também apontam que o prefeito de São Luís deve se manter no cargo. Eduardo Braide (PSD) conta com 61,2% das intenções de votos, de acordo com o Futura.
A pesquisa Quaest também coloca o candidato na liderança, com 64% das intenções de votos.
Vitória (ES)
Lorenzo Pazolini - Divulgação da ALES
O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera a corrida para a prefeitura com 51% das intenções de voto, segundo o Instituto Futura. Ele conta com 50% das intenções, de acordo com o Quaest.
As urnas abriram às 8 horas e fecharão apenas às 17 horas para o início das contagem de votos.