Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Em meio à tragédia provocada pelas chuvas extremas no Rio Grande do Sul, várias iniciativas têm feito a diferença na assistência às famílias.
O perfil ``Achamos sua criança``, no Instagram, divulga informações sobre crianças e adolescentes encontrados sozinhos nos abrigos. Criado no domingo (05/06), em dois dias já havia alcançado 122 mil pessoas.
``Se você encontrou uma criança sozinha, por favor, entre em contato conosco. Vamos trabalhar juntos para garantir que nenhuma criança fique desemparada", afirma o apelo publicado no perfil.
Isso levou os fundadores a procurarem advogados e apoio do Conselho Tutelar. Em depoimento publicado na página do Instagram, revelam que passaram a contar com o auxílio de profissionais de tecnologia da informação (TI) para melhorar a estrutura técnica da página.
Embora no momento a página não esteja totalmente funcional, quem achar uma criança pode entrar em contato em: https://achamossuacrianca.com.br/.
Outro perfil que se destaca na identificação de desaparecidos e desabrigados é o ``RS AJUDA.COM``. O site oferece uma lista atualizada de informações obtidas a partir de um formulário preenchido por pessoas que procuram seus parentes. Ao receber dados como nome, idade, bairro, a cidade e o local do abrigo, a equipe do site os publica online. O compartilhamento via perfis de redes sociais amplia o alcance da lista a centenas de milhares de pessoas, facilitando o reencontro das famílias.
Alguns influenciadores bastante populares compartilharam o perfil, a exemplo da estilista Nati Vozza, que possui 1 milhão e 300 mil seguidores.
O site compilou a lista originalmente desenvolvida pelo perfil ``Tô Salvo Canoas``, que tem mais de 154 mil seguidores no perfil.
Nas primeiras 24 horas de sua criação, o ``RS AJUDA.COM`` já contava com mais de 40 mil inscritos. Outros 15 mil cadastrados aguardavam a publicação.
Há outros perfis em redes sociais focados nas informações sobre pessoas resgatadas em cada municípios, mas o ``RS AJUDA.COM`` funciona como uma espécie de base onde é encontrado um número grande de informações sobre desaparecidos em várias cidades.
Imagem: Jovem Pan.
Iniciativas assim não são mais importantes do que a assistência direta e urgente. Os resgates, atendimento médico e de enfermagem, fornecimento de alimentos e tantos outros projetos têm importância equivalente para a redução dos danos causados pelas enchentes.
Os esforços de cada brasileiro para resgatar, assistir ou reunir as famílias gaúchas contribui para que o Rio Grande do Sul retome o mais rápido possível sua vocação histórica de terra de esperança para cada um de seus filhos impactados pela ``tragédia das águas``.