Mosaico retrata cenas do apocalipse bíblico e da segunda vinda de Cristo.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida inaugurou nesta semana a última fachada da Basílica.
A nova Fachada Oeste retrata passagens bíblicas do Apocalipse, incluindo a segunda vinda de Jesus Cristo, o Juízo Final e o cumprimento da história da salvação.


A entrega aconteceu no sábado (12), durante uma cerimônia que reuniu religiosos, peregrinos e apresentações musicais no templo.
Com a conclusão da obra, chega ao fim o projeto iniciado em 2019 para revestir as quatro faces externas da Basílica com grandes mosaicos bíblicos.
A Fachada Oeste era a única das quatro faces da Basílica que ainda não havia sido entregue.
A primeira etapa foi entregue em março de 2022, com a inauguração da Fachada Norte, dedicada a cenas do livro do Êxodo.
Em maio de 2024, foi inaugurada a Fachada Sul, com representações ligadas à vida de Jesus e à Páscoa de Cristo.
No ano seguinte, a Fachada Leste passou a retratar episódios do livro do Gênesis e da criação do mundo.
Agora, a Fachada Oeste encerra essa sequência com imagens inspiradas no Apocalipse.
A inauguração foi marcada por uma celebração dividida em três momentos: "Ontem", "Hoje" e "Sempre".
Na primeira parte, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi apresentada sem manto e sem coroa, em referência ao modo como foi encontrada no Rio Paraíba do Sul, em 1717.
O segundo momento trouxe músicas e passagens bíblicas sobre a presença de Cristo na vida cotidiana.
Já o bloco final foi dedicado à esperança cristã e aos devotos que contribuíram para a realização do projeto.
Durante a cerimônia também foram realizadas a bênção da nova fachada e homenagens aos fiéis que participaram da construção da obra.
Ao final da celebração, as quatro fachadas da Basílica foram iluminadas uma a uma enquanto os peregrinos acompanhavam o momento com as lanternas dos celulares acesas.
A programação terminou com a apresentação da canção Ave Maria, interpretada por Mariangela Zan acompanhada pela Orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA).