As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Universidade pública de Londrina cancela prova que reservava até 100% das vagas de residência médica para cotistas

O Conselho Federal de Medicina chamou a atitude de “risco a um preconceito reverso”.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/11/2024 20:24
UEL - Divulgação

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiu cancelar o processo seletivo que reservava a totalidade das vagas em determinados cursos de residência para alunos cotistas. A anulação aconteceu nos editais dos cursos de:

  • Medicina;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Odontologia;
  • Saúde da Família;
  • Multiprofissional e
  • Multiprofissional Saúde da Mulher.

A decisão foi tomada porque os documentos anteriores reservavam todas as vagas nas residências para pessoas com deficiência (PcDs), indígenas e negros. 

As especialidades afetadas foram:

  • psiquiatria;
  • dermatologia;
  • oftalmologia;
  • e cirurgia do aparelho digestivo;

Alunos não contemplados denunciaram a questão. No comunicado oficial que cancelou o processo, a universidade garantiu aos candidatos já inscritos o direito de participar da próxima fase de seleção para as mesmas áreas, sem precisar fazer um novo pagamento. 

O caso expõe a situação interna nas universidades brasileiras. Essa realidade é mostrada em Unitopia, original Brasil Paralelo cujo primeiro episódio está disponível gratuitamente no Youtube. Assista:

Uma candidata que procurou a Brasil Paralelo para realizar a denúncia afirmou que “há especialidades (como oftalmologia e dermatologia), em que todas as modalidades são reservadas para cotistas.”

A candidata, que prefere não se identificar, também afirmou que a reserva integral das vagas foi realizada após as pessoas já terem se inscrito:

“Isso gera uma situação “bizarra”: há aplicantes que irão se candidatar e não há vagas para eles, a não ser que alguém desista”. 

A Brasil Paralelo procurou a instituição, por meio do Portal da Transparência, porém não obteve retorno até o fechamento deste texto. 

Conselho Federal de Medicina teme preconceito 

Na última quarta-feira, 30 de outubro, o Conselho Federal de Medicina publicou uma declaração contra o uso de cotas nas Residências Médicas. 

A entidade revelou que a iniciativa foi lançada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebsarh). 

O grupo é responsável pelo Exame Nacional de Residências (Enare) e reserva 30% das vagas para negros, indígenas, quilombolas e portadores de necessidades especiais.

A organização não é contra ações afirmativas, mas argumenta que a necessidade delas foi cessada com o acesso à universidade:

“O CFM defende que esse mecanismo vai causar uma discriminação reversa, já que as eventuais desigualdades foram equalizadas a partir da entrada dos grupos menos favorecidos nas faculdades de medicina, além de que a seleção para residência médica não se assemelha a cursos para provimento de cargos públicos”. 

Um novo pregão deve ser publicado em 5 de novembro. As inscrições serão reabertas entre os dias 19 e 28 do mesmo mês, mas a prova ainda não tem data definida. Quem não quiser prosseguir com a candidatura, terá direito ao reembolso integral do valor.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais