Trump vai colocar tarifa de 25% sobre aço e alumínio. Veja como isso pode afetar o Brasil
O presidente americano já tinha cobrado 25% de impostos sobre alumínio e aço importados durante seu primeiro mandato.

Trump disse que “qualquer aço que entrar nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%”, o alumínio importado também será afetado pela tarifa.
A medida pode trazer problemas para o Brasil, já que o país é o segundo maior fornecedor desses materiais, representando cerca de 16,4% do total que entrou no país entre novembro de 2023 e o mesmo mês de 2024.
Parte importante dos produtos brasileiros exportados para os EUA são semi-acabados de aço, ao lado de petróleo bruto, semi-acabados de ferro e aeronaves.
- Produtos semi-acabados são aqueles que passam por algumas etapas da produção no Brasil, mas ainda precisam ser processados nos EUA.
Apenas no ano passado, o Brasil conseguiu arrecadar cerca de R$44,4 bilhões com as 9,6 milhões de toneladas exportadas.
Naquele ano, os EUA sozinhos representaram o destino de aproximadamente 54% das exportações de produtos siderúrgicos brasileiros.
A medida acontece pouco tempo antes de fazer esse anúncio, Trump renovou a decisão de Biden de bloquear a compra da siderúrgica US Steel pela japonesa Nippon.
- Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e assine sem pagar nada.
O presidente autorizou que a companhia japonesa fizesse um grande investimento na americana, mas não permitiu que chegasse a adquirir a participação majoritária.
As novas tarifas foram anunciadas por Trump durante uma coletiva de imprensa no avião oficial do presidente americano, o Air Force One.
O presidente não deixou claro como as taxas serão aplicadas sobre o alumínio e o aço. Os detalhes devem vir a público na tarde de hoje (10).
Apesar disso, já há uma expectativa clara, já que o presidente americano aplicou tarifas semelhantes em 2018, durante seu primeiro mandato.
Na época, o Brasil recebeu a isenção das tarifas sobre o aço por conta de sua “importante relação de segurança com os EUA”.
Ainda assim, dois anos depois a gestão diminuiu a cota de importação de produtos semi-acabados brasileiros, ambas as medidas foram revogadas pelo governo Biden em 2022.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
![[LEAD] BOX BUC](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2F5da4d7c8-51d0-43cd-b878-4a659927c009.webp&w=3840&q=75)
![[LEAD] BOX BUC](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Fc7d9bff6-a47e-4eba-a181-e1a85a62e373.webp&w=3840&q=75)









.jpg&w=3840&q=75)








