Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Trump vai colocar tarifa de 25% sobre aço e alumínio. Veja como isso pode afetar o Brasil

O presidente americano já tinha cobrado impostos sobre esse produto durante seu primeiro mandato.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
10/2/2025 11:23
InfoMoney

Trump disse que “qualquer aço que entrar nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%”, o alumínio importado também será afetado pela tarifa.

A medida pode trazer problemas para o Brasil, já que o país é o segundo maior fornecedor desses materiais, representando cerca de 16,4% do total que entrou no país entre novembro de 2023 e o mesmo mês de 2024.

Parte importante dos produtos brasileiros exportados para os EUA são semi-acabados de aço, ao lado de petróleo bruto, semi-acabados de ferro e aeronaves.

  • Produtos semi-acabados são aqueles que passam por algumas etapas da produção no Brasil, mas ainda precisam ser processados nos EUA.

Apenas no ano passado, o Brasil conseguiu arrecadar cerca de R$44,4 bilhões com as 9,6 milhões de toneladas exportadas.

Naquele ano, os EUA sozinhos representaram o destino de aproximadamente 54% das exportações de produtos siderúrgicos brasileiros

A medida acontece pouco tempo antes de fazer esse anúncio, Trump renovou a decisão de Biden de bloquear a compra da siderúrgica US Steel pela japonesa Nippon.

  • Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e assine sem pagar nada.

O presidente autorizou que a companhia japonesa fizesse um grande investimento na americana, mas não permitiu que chegasse a adquirir a participação majoritária.

As novas tarifas foram anunciadas por Trump durante uma coletiva de imprensa no avião oficial do presidente americano, o Air Force One.

O presidente não deixou claro como as taxas serão aplicadas sobre o alumínio e o aço. Os detalhes devem vir a público na tarde de hoje (10).

Apesar disso, já há uma expectativa clara, já que o presidente americano aplicou tarifas semelhantes em 2018, durante seu primeiro mandato.

Na época, o Brasil recebeu a isenção das tarifas sobre o aço por conta de sua “importante relação de segurança com os EUA”.

Ainda assim, dois anos depois a gestão diminuiu a cota de importação de produtos semi-acabados brasileiros, ambas as medidas foram revogadas pelo governo Biden em 2022.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais