Apenas no ano passado, o Brasil conseguiu arrecadar cerca de R$44,4 bilhões com as 9,6 milhões de toneladas exportadas.
Naquele ano, os EUA sozinhos representaram o destino de aproximadamente 54% das exportações de produtos siderúrgicos brasileiros.
A medida acontece pouco tempo antes de fazer esse anúncio, Trump renovou a decisão de Biden de bloquear a compra da siderúrgica US Steel pela japonesa Nippon.
- Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e assine sem pagar nada.
O presidente autorizou que a companhia japonesa fizesse um grande investimento na americana, mas não permitiu que chegasse a adquirir a participação majoritária.
As novas tarifas foram anunciadas por Trump durante uma coletiva de imprensa no avião oficial do presidente americano, o Air Force One.
O presidente não deixou claro como as taxas serão aplicadas sobre o alumínio e o aço. Os detalhes devem vir a público na tarde de hoje (10).
Apesar disso, já há uma expectativa clara, já que o presidente americano aplicou tarifas semelhantes em 2018, durante seu primeiro mandato.
Na época, o Brasil recebeu a isenção das tarifas sobre o aço por conta de sua “importante relação de segurança com os EUA”.
Ainda assim, dois anos depois a gestão diminuiu a cota de importação de produtos semi-acabados brasileiros, ambas as medidas foram revogadas pelo governo Biden em 2022.