As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Trump afirmou que teria ‘tomado’ a Venezuela e ‘pegado todo o petróleo’ se tivesse sido reeleito

Ex-presidente dos Estados Unidos afirmou que tomaria o país e pegaria seu petróleo caso fosse reeleito.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
12/6/2023 16:25
Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que se tivesse sido reeleito em 2020, teria “tomado” a Venezuela e “pegado todo o petróleo”. A declaração foi feita no último sábado (10), durante uma convenção do Partido Republicano, na Carolina do Norte.

“Quando eu saí, a Venezuela estava prestes a colapsar. Nós teríamos tomado o país e pegado todo aquele petróleo. Seria ótimo”, disse.

O ex-presidente criticou ainda a compra da commodity venezuelana por parte dos Estados Unidos dizendo que o país está “enriquecendo um ditador”.

“Mas agora estamos comprando petróleo da Venezuela, então estamos enriquecendo um ditador. Vocês acreditam? Ninguém consegue acreditar nisso. E o petróleo deles é um lixo, é horrível, o pior que podemos pegar.”

Mesmo tendo a segunda maior reserva de petróleo do mundo, cerca de 18% do total das reservas globais, a Venezuela está entre as piores economias do mundo. Em 2022, sua inflação superou 300%.

A crise venezuelana não é apenas econômica, mas também uma crise humanitária e migratória que impacta diversos países vizinhos na América Latina, dentre eles, o Brasil.

Mais de 6,8 milhões de venezuelanos já deixaram o país, 96,2% da população vive na pobreza.

O que está acontecendo com a Venezuela?

Para entender a realidade dessa crise, a Brasil Paralelo buscou o próprio povo venezuelano para relatar a realidade do país. A pesquisa levou ao novo documentário Original da Brasil Paralelo Infiltrados: Venezuela.

No mesmo horário, vai ao ar, no Youtube da Brasil Paralelo, o conteúdo extra gratuito: A Venezuela em Solo Brasileiro.

Toque no link e ative o lembrete.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais