O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que se tivesse sido reeleito em 2020, teria “tomado” a Venezuela e “pegado todo o petróleo”. A declaração foi feita no último sábado (10), durante uma convenção do Partido Republicano, na Carolina do Norte.
“Quando eu saí, a Venezuela estava prestes a colapsar. Nós teríamos tomado o país e pegado todo aquele petróleo. Seria ótimo”, disse.
O ex-presidente criticou ainda a compra da commodity venezuelana por parte dos Estados Unidos dizendo que o país está “enriquecendo um ditador”.
- Leia mais: qual o tamanho da crise na Venezuela?
“Mas agora estamos comprando petróleo da Venezuela, então estamos enriquecendo um ditador. Vocês acreditam? Ninguém consegue acreditar nisso. E o petróleo deles é um lixo, é horrível, o pior que podemos pegar.”
Mesmo tendo a segunda maior reserva de petróleo do mundo, cerca de 18% do total das reservas globais, a Venezuela está entre as piores economias do mundo. Em 2022, sua inflação superou 300%.
A crise venezuelana não é apenas econômica, mas também uma crise humanitária e migratória que impacta diversos países vizinhos na América Latina, dentre eles, o Brasil.
Mais de 6,8 milhões de venezuelanos já deixaram o país, 96,2% da população vive na pobreza.












.jpg)
.jpg)


.jpg)

.jpg)






