O jornal Gaúcha ZH publicou em sua conta oficial no X, antigo tweeter, vídeos que mostram os alagamentos na cidade. Em um deles, é possível ver a força da correnteza.
Em pronunciamento no perfil oficial da prefeitura de Capela de Santana no Instagram, o prefeito Alfredo Machado (PP) afirmou que desde 2017 alerta os órgãos competentes sobre a situação do km 20 da RS-240. Machado ressaltou que no alerta constava o risco de que o trecho se rompesse, causando grandes prejuízos ao município.
O mandatário afirmou ainda que mais sete ofícios foram enviados à concessionária ao longo dos anos, sendo o último no início deste mês. Ele também enfatizou que o executivo municipal vinha trabalhando juntamente com a Defesa Civil para mitigar os possíveis danos.
De acordo com o prefeito, a atual concessionária que administra o trecho, Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), foi acusada de tentar drenar a água represada nas margens da rodovia de forma equivocada. A operação foi realizada de maneira subterrânea, abrindo o asfalto para permitir o escoamento da água. Segundo o político, essa ação teria causado a tragédia. A antes pequena Capela de Santana enfrenta agora o desafio de se reerguer.
Como ajudar de longe?
Sabemos que cada um de nós gostaria de ajudar. Se você está distante, isso pode ser feito por meio de doações.
Para oferecer suporte financeiro, recomendamos algumas instituições confiáveis que estão organizando campanhas de arrecadação de doações:
INSTITUTO CULTURAL FLORESTA
PIX: 27631481000190
BANCO DE ALIMENTOS
PIX: 04580781000191
FEDERASUL
PIX E-MAIL: SOSRS@FEDERASUL.COM.BR
THOMAS GIULLIANO E ACADEMIA SMALL FIGHT
PIX E-MAIL: THOMAS.GIULLIANO@GMAIL.COM
FAZ CAPITAL / RENATA BARRETO
PIX CPF - LUCAS FERRAZ: 008.768.770-48
BADIN COLONO E PRETINHO BÁSICO
PIX E-MAIL: enchentes@vakinha.com.br