Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Originais BP
3
min de leitura

O intelectual Theodore Dalrymple comenta tentativa de censura ao documentário O Fim Da Beleza

A predominância da feiura está refletida nas pessoas, que precisam viver em meio a ela durante toda a vida.

Originais BP
Por
Publicado em
16/3/2022 16:46

Theodore Dalrymple participou do documentário O Fim Da Beleza e recentemente escreveu uma coluna sobre o filme e a tentativa de censura a ele feita. Dalrymple é médico psiquiatra e intelectual reconhecido mundialmente, autor do best-seller “Podres de Mimados”.

Em sua coluna restrita para assinantes da revista Oeste, Theodore Dalrymple teceu comentários sobre o conteúdo do documentário e a tentativa de censura a Brasil Paralelo. Segundo Theodore:

“A beleza enriquece e aprimora a vida.
A predominância da feiura está refletida nas pessoas, que precisam viver em meio a ela durante toda a vida. Só os muito ricos conseguem escapar agora. 

[...]

O tema da beleza (e seu oposto) é obviamente importante de discutir, algo que raramente acontece.

[...]

a feiura prejudica e envenena o ser humano. Isso é tão óbvio que eu deveria sentir vergonha de dizer, se não fosse o caso de que até mesmo tocar no assunto irrita as pessoas que se consideram, de alguma forma, progressistas.”

Theodore refere-se na última frase àqueles que tentaram reprimir e até sugerir a criminalização do documentário O Fim Da Beleza

Após a notícia de que o longa seria transmitido na Universidade Federal do Paraná, um perfil anônimo tentou mobilizar seus seguidores a pressionar o reitor da Universidade para que cancelasse a exibição.

A censura não funcionou, mas o perfil anônimo “Brasil Para Lerdos” e seus seguidores seguem buscando barrar os conteúdos da Brasil Paralelo.

Os seguidores da Brasil Paralelo se revoltaram com a situação e criticaram as tentativas de censura, obtendo sucesso nos pedidos a liberdade de opinião e divulgação do conteúdo.

No artigo de Theodore, ele ainda comenta sobre a situação:

“Pelo que entendi, alguns esforços foram feitos em alguns cantos do Brasil para impedir que esse material seja exibido. Como se ele estivesse propondo uma doutrina perigosa, por exemplo, que devemos voltar aos métodos médicos e cirúrgicos do século 16. Mas, mesmo que esses filmes propusessem essa doutrina, não haveria justificativa para impedir sua exibição. A menos que você acredite que seus concidadãos são idiotas (e que você é muito mais inteligente que eles).

Costumávamos valorizar o controle do comportamento e a liberdade de opinião. E passamos a valorizar a liberdade de comportamento e o controle da opinião. Mas ainda sou suficientemente otimista em acreditar que, como dizemos em inglês, a verdade vai aparecer. 

E a verdade é que a beleza é importante, e nós enfeiamos o mundo a um grau bem desnecessário.”

O texto completo de Dalrymple pode ser lido pelos assinantes da Revista Oeste.

A trilogia O Fim da Beleza contribui para a reflexão sobre o impacto da Beleza, ou ausência dela, no cotidiano da vida de cada um. A produção aborda também as consequências das mudanças estéticas, principalmente as que começaram na modernidade com um especial relevo para a arquitetura. 

Alguns universitários preferem valorizar mictórios, crianças tocando um homem nu e saraus eróticos como obras de arte ao mesmo tempo em que se ojerizam contra obras de Florença, Veneza e Michelangelo.

A Trilogia pode ser assistida integralmente e gratuitamente no YouTube, bastando apenas clicar neste link.

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais