This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Cinema
3
min de leitura

Tensão pré-estreia: Fernanda Montenegro gera debate por interpretar mulher negra em ‘Vitória’

Longa-metragem pode marcar a despedida de Fernanda Montenegro nas telas de cinema: “o cinema pede físico, pede fôlego”.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/3/2025 14:47
Fonte: Aventura da história

O filme Vitória chega aos cinemas na próxima quinta-feira, 13 de fevereiro. A estreia tem gerado debate devido à escolha de Fernanda Montenegro para interpretar Joana da Paz, uma mulher negra cuja história real inspirou o longa.

Joana ficou conhecida em 2005 após registrar crimes cometidos em sua vizinhança e compartilhar as imagens com o jornalista Fábio Gusmão, o que levou à prisão de traficantes e até de policiais envolvidos com o crime organizado.

  • A decisão de escalar Montenegro foi tomada enquanto Joana ainda estava viva, com a produção optando por manter sua identidade em sigilo.

O diretor Breno Silveira, que iniciou a direção do longa e faleceu em 2022, defendeu a escolha, argumentando que a identidade da protagonista não era pública na época.

A direção do longa foi concluída por Andrucha Waddington, genro de Fernanda Montenegro e marido de Fernanda Torres e amigo de Silveira.

Após suas denúncias, Joana enfrentou ameaças e precisou viver sob proteção estatal, permanecendo anônima até 2023. 

Sua trajetória se tornou símbolo de resistência e combate ao crime, refletindo os desafios sociais no Brasil.

Além disso, um ator negro foi escolhido para interpretar o jornalista, que, na vida real, é branco, e os nomes dos personagens foram alterados. No filme, Joana é Nina. Fábio Gusmão é Flávio Godoy.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Longa pode ser o último de Montenegro

A atriz de 95 anos, apareceu no Theatro Municipal de São Paulo, durante a pré-estreia do filme. Em seu breve discurso afirmou que Vitória pode ser seu último filme, já que o trabalho cinematográfico exige muito dos artistas

"Essa noite também é muito especial para mim. Porque, com a idade que eu estou, posso até continuar fazendo minhas leituras em palcos, como já estou fazendo há bastante tempo. Mas cinema pede físico, pede fôlego. É um momento muito especial nesse palco aqui agora. Muito obrigada".

Sinopse do filme 

O filme estrelado por Fernanda Montenegro retrata a realidade de uma senhora que vive em uma comunidade no Rio de Janeiro. Tentando levar sua vida normalmente, ela é surpreendida com tiros que atingem sua casa.

Com medo, busca se refugiar, enquanto a realidade do crime e da violência cresce cotidianamente. Aos poucos, o medo dá lugar à revolta, e a senhora decide fazer algo para mudar aquela situação.

A idosa passa a registrar a movimentação de traficantes e criminosos ao longo de meses. Para alcançar seu objetivo, ela leva o material coletado para cooperar com as ações policiais.

Sua iniciativa atrai a atenção de um jornalista, que se une à idosa em sua missão. A senhora se arrisca para enfrentar a realidade que assola sua comunidade, entendendo que sua própria vida está em jogo.

Para garantir sua segurança, a senhora assume uma nova identidade e uma nova vida, recebendo o nome de Vitória, em coerência com sua missão.

Ficha Técnica

‍Data de lançamento: 13 de março de 2025

Direção: Andrucha Waddington

‍Roteiro: Paula Fiuza, Breno Silveira

O Rio de Janeiro é tema do novo documentário da Brasil Paralelo que estreia em breve. Investigamos toda a história da cidade e como ela chegou ao cenário atual, em que convive todos os dias com a criminalidade. Clique no link e cadastre-se gratuitamente para assistir. 

Quero assistir.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais