Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

STJ julga processos da Lava Jato e pode favorecer Dirceu, Cabral e Palocci

A relatora do caso, ministra Daniela Teixeira, tem um histórico de votar favoravelmente pelos investigados pela Lava Jato.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/12/2024 14:10
Poder 360

Processos da Operação Lava Jato que ainda aguardam recursos serão julgados nesta terça-feira (17) pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Ao todo, 16 processos devem ser julgados, três deles foram levantados pela defesa de José Dirceu.

O ex-ministro quer acabar com todos os processos que seguem em recurso, para garantir que sua ficha permaneça limpa.

Dirceu conseguiu uma vitória no Supremo Tribunal Federal, após o ministro Gilmar Mendes anular todas as condenações do juiz Sérgio Moro.

Ele tinha sido condenado em dois casos de corrupção e lavagem de dinheiro por Moro e recebeu uma pena somada de 34 anos na prisão.

Outro que está aguardando o julgamento é Antonio Palocci, a defesa do ex-ministro quer que a Justiça devolva bens bloqueados durante as investigações.

Caso consiga um parecer favorável, Palocci deverá conseguir acesso a mais de R$35 milhões

A Justiça Federal já tinha devolvido seis imóveis e cinco veículos que tinham sido confiscados durante as investigações por corrupção.

O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral também entrou com um processo para tirar a tornozeleira eletrônica.

A advogada do ex-governador, Patricia Proetti, comentou que a Justiça já tinha concedido o fim da tornozeleira para o político, mas que o Ministério Público entrou com um recurso:

"A ministra Daniela Teixeira concedeu a retirada da tornozeleira monocraticamente e o MPF recorreu. O recurso será julgado"

A ministra Daniela Teixeira será a relatora dos casos. Ela é conhecida por defender o fim da Operação Lava Jato e se posicionar a favor dos investigados em diversos casos. 

A magistrada defende o entendimento do ministro Dias Toffoli sobre a operação. Para o ministro do STF, a operação teria sido parcial, o que anularia os resultados.   

Além de Daniela, a turma responsável pelos casos criminais no STJ é composta pelos ministros: Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas, Joel Ilan Paciornik e Messod Azulay Neto.

Processos de outros réus famosos da Operação Lava Jato também serão julgados, como os da doleira Nelma Kodama, do lobista Julio Camargo e do operador financeiro Adir Assad.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Link Resumo BP

RESUMO BP

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais