Autoridades francesas abriram uma investigação após denúncias na internet. Site afirma que não há provas.

O Vinted é uma plataforma para pessoas negociarem itens usados pela internet. Agora, o site está no centro de uma investigação por suspeitas de tráfico humano e abuso de crianças.
Nas redes sociais, influenciadores começaram a expor anúncios considerados, no mínimo, suspeitos.
Em um deles, por exemplo, aparece uma imagem de um coelho de pelúcia com uma descrição que dizia:
“Três anos, fêmea, 91cm, 13kg, apertada. Pequena, loira, olhos azuis, menina obediente”.
O preço estava avaliado em 1.000 euros, o equivalente a cerca de R$5.910 na cotação atual.
Outro traz a foto de brinquedos do Mickey Mouse e da Minie com mais uma descrição suspeita:
“120 cm e 37 kg... Tive por quatro anos, terá cinco em novembro.”
O valor do suposto brinquedo está avaliado em 9 mil euros, aproximadamente R$53.280 na cotação atual.
Esses são apenas um exemplo de produtos que têm descrições com características humanas e parecem ter cunho sexual divulgados.
Que tal receber notícias todos os dias em seu E-mail? Clique aqui e receba de graça o Resumo BP.
A repercussão do caso nas redes sociais levou à ação da Alta Comissária para a Infância da França, Sarah El Haïry, a agir.
Ela encaminhou os anúncios para os órgãos responsáveis pela investigação de crimes digitais.
Em uma publicação nas redes sociais, Sarah afirmou que a plataforma precisa assumir a responsabilidade e ajudar a combater o uso por predadores sexuais:
"Uma investigação foi aberta na sequência da denúncia que apresentei à justiça face às suspeitas de tráfico de crianças na Vinted. A verdade deve ser estabelecida sem tabus. As plataformas têm uma responsabilidade: nenhum espaço pode ser um terreno de caça para os predadores."
O Ministério Público de Nanterre confirmou à AFP que abriu uma investigação preliminar para apurar as denúncias.
O caso está sendo conduzido pela unidade policial francesa especializada em crimes envolvendo menores.
Que tal receber notícias todos os dias em seu E-mail? Clique aqui e receba de graça o Resumo BP.
A Vinted, que tem sede na Lituânia, afirmou que as investigações não encontraram provas de que a plataforma esteja sendo utilizada por pedófilos.
Além disso, afirmou que está removendo uma série de anúncios falsos criados apenas para “alimentar a narrativa”.
Segundo a empresa, os valores elevados nos brinquedos representariam “ou o verdadeiro valor de colecionador, ou um comportamento provocativo, ou táticas de negociação”.
Essa não é a primeira denúncia contra a plataforma. Em 2023, boatos semelhantes circularam na internet.
Ao invés de brinquedos, na época os rumores falavam em roupas de crianças com descrições suspeitas e preços exorbitantes.
A França também já investigou a plataforma pelo uso para a distribuição de conteúdo adulto e contas no Only Fans.
Essas propagandas estavam principalmente no setor de biquínis e roupas de praia, porém o site não precisa de verificação de idade, o que abria a possibilidade de crianças encontrem os conteúdos.