Lula defendeu que o Brasil deve regulamentar a atuação das gigantes da tecnologia, conhecidas como Big Techs.
O presidente criticou a carta enviada por Trump em 9 de julho para justificar o "tarifaço" de 50% sobre produtos brasileiros.
Um dos pontos mencionados pelo presidente americano foram as ordens do STF para que plataformas de redes sociais apagassem contas e publicações.
As decisões da Corte foram descritas no documento como "secretas e ilegais".
Lula defendeu as medidas dizendo que o Brasil é soberano para lidar com a questão da maneira como achar melhor:
"Este país é soberano, tem uma Constituição e uma legislação. É da nossa obrigação regular o que a gente quiser regular, de acordo com os interesses e a cultura do povo brasileiro. Se não quiserem regulação, que saiam do Brasil. Não existe outro mecanismo."
A declaração veio durante uma entrevista concedida para a agência de notícias Reuters.
Lula disse que Trump erra ao “achar que pode dar ordem para uma Suprema Corte parar com um processo.”
Além disso, defendeu que o Brasil tem uma relação econômica boa com os EUA e que o presidente americano mentiu para justificar as tarifas:
“É uma inverdade, dizer que está fazendo taxação por conta do déficit comercial dos EUA. Ele é superavitário com o Brasil. Nos últimos 15 ou 16 anos, tiveram superávit de US$ 410 bilhões com relação ao Brasil. 74% dos produtos americanos que vem pra cá pagam 0% de imposto, dos que pagam, os 8 principais pagam 0%. E a média é de 2,7%. Portanto, não há nada de anormal na nossa relação comercial com os EUA."
As tarifas adicionais de 40% contra o Brasil passaram a valer ontem, 6 de agosto. No mês passado, Trump assinou um documento isentando cerca de 649 produtos da taxação.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP