Guerra
3
min de leitura

Rússia alerta os EUA: “Ajudar Israel pode desestabilizar o Oriente Médio”

Rússia alerta que o mundo está “a milímetros de uma catástrofe” diante do risco de escalada entre Irã, Israel e potências globais

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/6/2025 15:31
Vyacheslav Prokofyev, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP

A tensão internacional aumentou mais um grau nesta quarta-feira (18). A Rússia emitiu um alerta direto aos Estados Unidos: qualquer ajuda militar americana a Israel pode piorar ainda mais a crise com o Irã.

Segundo a Interfax, o vice-chanceler russo alertou que uma intervenção dos EUA “desestabilizaria radicalmente” a guerra entre Irã e Israel.

Em paralelo, o chefe do serviço de inteligência estrangeira SVR, Sergei Naryshkin, classificou o cenário atual como “crítico”.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, também comentou o conflito.

Segundo ela, o mundo está “a milímetros de uma catástrofe”  especialmente por causa das ameaças nucleares e da possível entrada de outros países na guerra. A declaração foi divulgada pela agência russa Ria Novosti.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Os alertas da Rússia surgem após declarações cada vez mais incisivas do presidente dos EUA, Donald Trump. Ele disse nas redes sociais que os EUA “sabem onde Khamenei está escondido” e que o Irã deveria “se render incondicionalmente”.

Nos bastidores, assessores de Trump estariam avaliando a possibilidade de unir forças com Israel em bombardeios contra instalações nucleares iranianas.

O que está em jogo

Com os Estados Unidos pressionando e a Rússia reagindo no campo diplomático, aumenta o temor de que o conflito entre Irã e Israel se espalhe pela região, ou até ganhe escala global.

Nos próximos dias, as decisões diplomáticas, ou a ausência delas, devem influenciar diretamente os rumos do Oriente Médio. Teerã, Tel Aviv, Washington e Moscou estão no centro das atenções.

Entenda a guerra de Israel

A guerra no Oriente Médio não se limita aos campos de batalha, ela também se desenrola no terreno das narrativas

Buscando entender o que está por trás dessa guerra, a Brasil Paralelo decidiu ir ao Oriente Médio e ouvir diretamente as pessoas que estão envolvidas.

O resultado dessa investigação é o documentário From the River to the Sea. A produção oferece uma visão ampla, humana e direta do que está em jogo no conflito.

Entenda, pela voz dos próprios envolvidos, o que realmente está acontecendo na região.

Assista agora e entenda:

Entenda mais o caso:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais