This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Guerra
3
min de leitura

Rússia alerta os EUA: “Ajudar Israel pode desestabilizar o Oriente Médio”

Rússia alerta que o mundo está “a milímetros de uma catástrofe” diante do risco de escalada entre Irã, Israel e potências globais

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/6/2025 15:31
Vyacheslav Prokofyev, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP

A tensão internacional aumentou mais um grau nesta quarta-feira (18). A Rússia emitiu um alerta direto aos Estados Unidos: qualquer ajuda militar americana a Israel pode piorar ainda mais a crise com o Irã.

Segundo a Interfax, o vice-chanceler russo alertou que uma intervenção dos EUA “desestabilizaria radicalmente” a guerra entre Irã e Israel.

Em paralelo, o chefe do serviço de inteligência estrangeira SVR, Sergei Naryshkin, classificou o cenário atual como “crítico”.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, também comentou o conflito.

Segundo ela, o mundo está “a milímetros de uma catástrofe”  especialmente por causa das ameaças nucleares e da possível entrada de outros países na guerra. A declaração foi divulgada pela agência russa Ria Novosti.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Os alertas da Rússia surgem após declarações cada vez mais incisivas do presidente dos EUA, Donald Trump. Ele disse nas redes sociais que os EUA “sabem onde Khamenei está escondido” e que o Irã deveria “se render incondicionalmente”.

Nos bastidores, assessores de Trump estariam avaliando a possibilidade de unir forças com Israel em bombardeios contra instalações nucleares iranianas.

O que está em jogo

Com os Estados Unidos pressionando e a Rússia reagindo no campo diplomático, aumenta o temor de que o conflito entre Irã e Israel se espalhe pela região, ou até ganhe escala global.

Nos próximos dias, as decisões diplomáticas, ou a ausência delas, devem influenciar diretamente os rumos do Oriente Médio. Teerã, Tel Aviv, Washington e Moscou estão no centro das atenções.

Entenda a guerra de Israel

A guerra no Oriente Médio não se limita aos campos de batalha, ela também se desenrola no terreno das narrativas

Buscando entender o que está por trás dessa guerra, a Brasil Paralelo decidiu ir ao Oriente Médio e ouvir diretamente as pessoas que estão envolvidas.

O resultado dessa investigação é o documentário From the River to the Sea. A produção oferece uma visão ampla, humana e direta do que está em jogo no conflito.

Entenda, pela voz dos próprios envolvidos, o que realmente está acontecendo na região.

Assista agora e entenda:

Entenda mais o caso:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais