Os nova-iorquinos se preparam para ir às urnas nesta terça-feira (4). Pela primeira vez, há uma grande chance de elegerem um muçulmano como prefeito.
Zohran Mamdani conta com 46,6% das intenções de voto, bem à frente do ex-governador Anthony Cuomo, que aparece com 30,1%, segundo a RealClear Polling.
Cuomo tenta se eleger como independente. Ele deixou o partido democrata após ter sido derrotado nas primárias da sigla por Mamdani em junho.
O terceiro candidato é o republicano Curtis Sliwa, que recebeu apenas 16,5% das intenções de voto na pesquisa.
Conheça a trajetória de Zohran Mamdani
Muçulmano praticante, o candidato se descreve como socialista e tem ganhado apoio especialmente entre os jovens, minorias e eleitores da classe média urbana.
Filho de uma diretora de cinema e um professor na universidade de Columbia, ambos indianos, Mamdani nasceu em Kampala, Uganda.
Sua família se mudou para os Estados Unidos quando ele tinha apenas sete anos de idade, antes disso eles haviam passado um período na África do Sul.
Mamdani atuou como conselheiro habitacional antes de entrar para a política, ajudando famílias pobres a evitarem despejos no Queens.
O candidato também criou um grupo de defesa da Palestina enquanto se formava em estudos africanos pela Universidade de Bowdoin. A pauta foi uma das principais bandeiras que o impulsionam.
Isso fez com que parte da comunidade judaica se dividisse sobre seu nome, mais de 1.000 rabinos progressistas assinaram uma carta condenando sua postura com relação a Israel.
Apesar disso, uma pesquisa feita pela Fox aponta que 38% dos judeus devem votar em Mamdani, contra 42% que devem apoiar Cuomo.





.jpg)











.jpg)





