O Brics
O BRICS é um grupo focado em cooperação econômica e política entre países emergentes. Recentemente, outros países também se juntaram ao bloco, ampliando sua influência global. Além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que já faziam parte do grupo de países emergentes, desde janeiro, integram também Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Até o momento, os membros do bloco, incluindo o Itamaraty, não se pronunciaram sobre a declaração de Trump.
Putin diz que países do Brics são obrigados a procurar alternativa ao dólar
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se manifestou. Durante a cúpula dos BRICS em outubro deste ano, acusou os Estados Unidos de “transformar o dólar em uma arma”.
“Não somos nós que evitamos usar o dólar. Mas se não nos permitem trabalhar com ele, o que mais podemos fazer? Somos obrigados a procurar alternativas.”
A Rússia é um dos principais países que defendem o desenvolvimento de uma nova moeda para a realização de transações comerciais internacionais.
Essa campanha se fortaleceu após a nação ter sido excluída do Swift, rede global de mensagens bancárias, depois de terem iniciado a guerra contra a Ucrânia.
Trump pretende impor tarifas para vários países do mundo
Ao longo da semana, Trump afirmou que iria impor tarifas para realizar negócios com uma série de outros países, entre os quais Canadá e México, nações com as quais os Estados Unidos têm acordos comerciais.
No início da semana, Trump disse em sua rede social que, assim que assumir a presidência, irá impor tarifas de 25% sobre vários países. Os produtos chineses terão aumento de tarifas de 10%. Segundo o presidente, a China é incapaz de controlar produtos químicos utilizados na produção de fentanil.
Desde 2018, uma série de produtos chineses já pagam tarifas de 15% nos Estados Unidos desde 2018.
Produtos do México e do Canadá também irão pagar tarifas extras. De acordo com Trump, essas nações facilitarem a imigração ilegal e o aumento do uso de fentanil nos EUA. Atualmente, os Estados Unidos mantêm acordos de comércio com essas duas nações.