As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Putin acredita que Trump quer usar a moeda americana “como uma arma” contra os Brics

A proposta de mudança de moeda nas transações dos Brics é liderada pelo governo brasileiro.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/12/2024 10:45
BBC

Donald Trump anunciou que pretende impor uma tarifa de 100% sobre os países do grupo BRICS, caso o grupo substitua o dólar nas transações comerciais. 

  • Essa substituição pode acontecer tanto pela criação de uma nova moeda - como vem sendo conversado há um tempo ou pelo fortalecimento de um câmbio já existente, o que reduziria o valor do dólar nas negociações.

Neste sábado, ele publicou em seu perfil na Truth Social: 

“Os BRICS não têm nenhuma chance de substituir o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve se despedir dos Estados Unidos”.

O post foi uma reação à proposta do BRICS de desenvolver uma moeda que diminua a dependência do dólar nas trocas comerciais internas. 

Um dos principais defensores da ideia tem sido o Brasil. A nova moeda seria um importante reforço para o Banco dos Brics, cujo presidente é Dilma Rousseff. 

O Brics

O BRICS é um grupo focado em cooperação econômica e política entre países emergentes. Recentemente, outros países também se juntaram ao bloco, ampliando sua influência global. Além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que já faziam parte do grupo de países emergentes, desde janeiro, integram também Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

Até o momento, os membros do bloco, incluindo o Itamaraty, não se pronunciaram sobre a declaração de Trump.

Putin diz que países do Brics são obrigados a procurar alternativa ao dólar

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se manifestou. Durante a cúpula dos BRICS em outubro deste ano, acusou os Estados Unidos de “transformar o dólar em uma arma”.

“Não somos nós que evitamos usar o dólar. Mas se não nos permitem trabalhar com ele, o que mais podemos fazer? Somos obrigados a procurar alternativas.”

A Rússia é um dos principais países que defendem o desenvolvimento de uma nova moeda para a realização de transações comerciais internacionais. 

Essa campanha se fortaleceu após a nação ter sido excluída do Swift, rede global de mensagens bancárias, depois de terem iniciado a guerra contra a Ucrânia. 

Trump pretende impor tarifas para vários países do mundo 

Ao longo da semana, Trump afirmou que iria impor tarifas para realizar negócios com uma série de outros países, entre os quais Canadá e México, nações com as quais os Estados Unidos têm acordos comerciais. 

No início da semana, Trump disse em sua rede social que, assim que assumir a presidência, irá impor tarifas de 25% sobre vários países. Os produtos chineses terão aumento de tarifas de 10%. Segundo o presidente, a China é incapaz de controlar produtos químicos utilizados na produção de fentanil. 

Desde 2018, uma série de produtos chineses já pagam tarifas de 15% nos Estados Unidos desde 2018. 

Produtos do México e do Canadá também irão pagar tarifas extras. De acordo com Trump, essas nações facilitarem a imigração ilegal e o aumento do uso de fentanil nos EUA. Atualmente, os Estados Unidos mantêm acordos de comércio com essas duas nações. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais