Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Educação
3
min de leitura

Projeto da Flórida quer ensinar os males do comunismo em escolas infantis

Parlamentares do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, defendem que se as crianças não aprenderem sobre os perigos do comunismo, ele penetrará nos EUA como fez no Vietnã, Cuba, Venezuela e outros países. Mas qual solução eles apresentaram à questão?

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/2/2024 15:54
Jackie Llanos/Florida Phoenix Disponível em: floridaphoenix.com

Comunismo no Jardim de Infância? 

Parlamentares da Flórida convidaram vítimas de regimes comunistas para concederem uma entrevista no parlamento nesta terça-feira, 20 de fevereiro. 

Esse convite foi feito no objetivo de sustentar a proposta dos políticos que defende que o ensino sobre o comunismo comece mais cedo nas escolas, já que, atualmente, ele começa na sétima série. Segundo o senador Jay Collins:

"Na última vez que verifiquei, o comunismo não verifica quantos anos você tem antes de infectar sua comunidade. Devemos ensinar a todos sobre socialismo e comunismo"

Sobre a acusação de estar tentando doutrinar as crianças, ele ponderou:

"Se você olhar para o projeto de lei, vai ser apropriado para a idade. Não estamos tentando doutrinar ninguém. Estamos tentando ensinar a verdade. Simples assim."

A forma como esse ensino ocorreria seria estabelecida pelo Departamento de Educação da Flórida. Esses padrões deveriam ser seguidos a partir de 2026. 

Todos os políticos apoiam a proposta? 

Legisladores do partido Democrata disseram que a proposta pode causar divisão entre as crianças.  Segundo a deputada Patricia Williams:

"Temos várias crianças que não sabem ler na série e queremos colocar algo na sala de aula para dividi-las".

Mesmo entre aqueles que votaram a favor do projeto, não houve unanimidade. A senadora Tracie Davis pontuou a preocupação da repetição de um erro que ocorreu no Estado.

A senadora disse isso referindo-se a quando o governo criou um parâmetro a ser seguido pelas escolas de História Afro-americana que descrevia a escravidão como algo pessoalmente benéfico ao escravo. Segundo ela:

"Obter a precisão e a verdade do que estamos ensinando e educando é muito, muito importante para mim. Tivemos o erro, e é assim que vou chamar, quando estávamos lidando com a força-tarefa afro-americana, e isso eu não quero ver aqui"

O debate sobre o comunismo continua atual. Além dos Estados Unidos, o tema também tem gerado polêmica no Brasil. 

O brasileiro sabe o que é o comunismo?

Segundo o Instituto Datafolha, 52% dos brasileiros acreditam que o país corre o risco de se tornar um país comunista. Enquanto 42% discordam que exista essa possibilidade. 

A discordância da população pode suscitar uma pergunta: será que o brasileiro realmente sabe o que é o Comunismo? Essa pergunta é válida tanto para críticos quanto defensores do sistema. 

Segundo os pesquisadores David Dunning e Justin Kruger, existe um viés cognitivo que faz as pessoas que sabem pouco sobre um tema acreditarem que possuem plena compreensão sobre aquilo. 

Todos estão sujeitos a passar por isso e, segundo o professor Christian Dunker, da USP, a melhor forma de evitar esse problema é o reconhecimento da própria ignorância. 

História do Comunismo, a maior produção já feita sobre o tema

Temas complexos como a História do Comunismo exigem muita pesquisa. Vários intelectuais dedicaram toda a sua carreira a estudar o tema e mesmo assim não foram capazes de esgotar o assunto.

Porém, é possível ter uma compreensão profunda sobre o assunto buscando as informações nas melhores fontes, mesmo que a pessoa saiba pouco ou quase nada sobre o assunto. 

Sabendo disso, a Brasil Paralelo resolveu viajar todo o mundo atrás dos maiores especialistas em História do Comunismo. 

Professores da Universidade de Oxford, Harvard e outras renomadas instituições cederam entrevistas contando como a ideologia se desenvolveu ao longo dos anos.

O épico conta com 06 episódios, com aproximadamente 1 hora de duração cada, que explicam desde o surgimento da ideologia até os dias atuais. 

Para reforçar a compreensão sobre o assunto, também foram convidadas pessoas que viveram em países governados por partidos comunistas. 

Pelo nível das entrevistas e fontes utilizadas, a Brasil Paralelo pontua que o documentário é feito para pessoas que desejam estudar de forma completa o assunto. A partir de um documentário simples de entender, visualmente bonito e confiável. 

A produção estreia no dia 14 de março de 2024 e, para assisti-la, basta clicar aqui e se cadastrar.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais