O dia chuvoso que já dura quase um mês. Esse é o cenário que vive o povo gaúcho desde o dia 26 de abril. As inundações se tornaram uma tragédia que ceifou centenas de vidas e deixou um rastro de destruição.
Em meio ao caos, problemas antes “debaixo do tapete” começaram a emergir junto com as águas. Um deles foi a duplicação do trecho da maior rodovia do país que atravessa o Rio Grande do Sul.
Concluídas pelo governo federal no final de 2022, as obras da BR-116 incluíram a construção de 11 viadutos e três pontes. Foram implementadas também ruas laterais para escoamento de tráfego. Após as inundações, especialistas em gestão de tráfego passaram a questionar se a obra afetou o curso de rios, o que pode ter piorado a tragédia.
Em entrevista a um grande portal de notícias, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em recursos hídricos, Fernando Meirelles, afirmou que é preciso analisar como foi feita a drenagem dos afluentes dos rios que transbordaram.
Meirelles afirma que algumas inundações na cidade de Esteio teriam sido piores porque a obra teria interferido no escoamento da água. O especialista aponta que outra obra que possui graves problemas na drenagem é a BR 448.
A rodovia também atravessa Esteio, uma das cidades mais castigadas pela inundação na região metropolitana de Porto Alegre. Meirelles diz que será preciso estudar se há erro no projeto de drenagem do trecho, que ainda está em obras.
O caos provocado pelas graves enchentes não pode tirar o foco da oportunidade de avaliar para o que precisa ser feito para evitar novas tragédias. As chuvas extremas poderão voltar a ocorrer, e é preciso garantir que no futuro o Rio Grande do Sul não enfrente novamente um verdadeiro cenário de guerra.
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