Impactado pela tragédia que acomete o Rio Grande do Sul desde o fim de abril, o Grupo de Gerenciamento de Resgates Emergenciais (GRADE) Sul deslocou uma equipe de 14 profissionais de saúde para prestar assistência no maior abrigo de Canoas.
O centro de acolhimento montado na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) abriga hoje 3 mil pessoas. Enquanto estavam instalados no local, o grupo alega ter tido medicamentos provenientes de doações confiscados.
A denúncia foi realizada pelo líder do GRADE, Elon Figueiredo, em entrevista exclusiva ao portal Brasil Paralelo. O relato de Figueiredo se soma a outros, de teor semelhante, que surgiram nos últimos dias.
Na semana passada, o Ministério Público do Rio Grande do Sul realizou uma operação em Eldorado do Sul para apurar denúncias de apropriação de doações por parte de políticos. Um grande portal de notícias informou que pelo menos dois dos envolvidos seriam pré-candidatos às eleições deste ano.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede do executivo municipal, na casa dos suspeitos e em depósitos da cidade. Celulares, documentos e dinheiro foram apreendidos.
As acusações incluem apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante estado de calamidade pública.
No último sábado (25/5), o Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou uma nota afirmando que a decisão foi tomada para evitar que moradores fiquem sem acesso aos donativos. A informação foi compartilhada por um grande portal de notícias.
O órgão também solicitou à prefeitura de Eldorado do Sul a apresentação de um plano de trabalho para a utilização dos recursos públicos já disponibilizados ao município.
Sobre as denúncias de desvio de doações, a prefeitura de Eldorado do Sul divulgou uma nota comentando o caso. Reforçou seu compromisso com a transparência, ética e respeito à população. Também afirmou que irá colaborar com o Ministério Público para que as denúncias sejam apuradas o mais rápido possível.
Sobre os medicamentos confiscados na Ulbra-Canoas, a representante da prefeitura de Canoas junto ao abrigo da Ulbra, Patrícia Augsten, informou que todas as medicações que entram no local ficam na farmácia que foi montada no local..
Afirmou que os insumos são devidamente catalogados e armazenados de forma correta. "Todas as ONGs fizeram o processo e nunca houve questionamentos".
Segundo Augsten, quando optou por se retirar do abrigo, a equipe da ONG GRADE Sul levou os medicamentos consigo.
Voltou a chover nas regiões já inundadas. Se você estiver em perigo, ligue para:
190 (disque emergência) ou 193 (bombeiros).
Sua vida é muito importante, peça ajuda!
Sabemos que cada um de nós gostaria de ajudar. Se você está distante, isso pode ser feito por meio de doações.
Para oferecer suporte financeiro, recomendamos algumas instituições confiáveis que estão organizando campanhas de arrecadação de doações:
PIX: 27631481000190
PIX: 04580781000191
PIX E-MAIL: SOSRS@FEDERASUL.COM.BR
THOMAS GIULLIANO E ACADEMIA SMALL FIGHT
PIX E-MAIL: THOMAS.GIULLIANO@GMAIL.COM
PIX CPF - LUCAS FERRAZ: 008.768.770-48
BADIN COLONO E PRETINHO BÁSICO
PIX E-MAIL: enchentes@vakinha.com.br
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP