Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Polícia Federal investiga participação do responsável pela explosão em Brasília nos atos de 8 de janeiro

O diretor da Polícia Federal concedeu uma entrevista coletiva, hoje, às 11h, sobre os atentados que ocorreram ontem na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Por
Publicado em
14/11/2024 14:51
Marcelo Camargo/ Agência Câmara

Andrei Passos Rodrigues disse que a Polícia Federal ainda não chegou a nenhuma conclusão sobre os motivos das explosões de ontem, 14 de novembro. 

Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, morreu no momento do atentado.  

A PF segue investigando e atualmente trabalha com duas possibilidades principais: um ato de terrorismo ou tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. 

Associação com atentados de 8 de janeiro

Na coletiva de imprensa, Passou afirmou que a PF irá investigar a ligação do criminoso com os atos de 8 de janeiro. Ressaltou também que o atentado não se tratou de "fato isolado, mas conectado com outros casos que a PF tem investigado no período recente". 

As conexões entre este episódio e eventos passados são bastante evidentes. Na residência do suspeito, foram encontradas referências a uma pessoa que agiu violentamente no dia 8 de janeiro. Este é apenas um dos elementos que indicam uma ligação direta com os incidentes mencionados. Adicionalmente, há um áudio da ex-esposa do suspeito afirmando que ele estava em Brasília naquela época, 8 de janeiro.”

Francisco fez referência à pichação realizada por Débora Rodrigues, que foi fotografada escrevendo : “Perdeu, Mané” na Estátua da Justiça no dia 8 de janeiro. Passos chegou a se referir à Débora, como terrorista, mas corrigiu a informação: 

Na casa que Francisco Wanderley Luiz alugou na Ceilândia, a PF encontrou a seguinte mensagem escrita em um espelho:  

"Debora Rodrigues, por favor, não desperdice batom! Isso é para deixar as mulheres bonitas. Estátua de merda se usa TNT". A PF pretende investigar se há alguma relação entre o autor das explosões e Débora.

No atentando, Francisco chegou a atirar um explosivo contra essa mesma estátua, localizada em frente ao STF. No entanto, não houve explosão na hora. Pouco tempo depois, ele explodiu outro artefato junto a si mesmo e caiu. 

Além disso, o inquérito identificou que o autor do crime, que morava em Santa Catarina, estava em Brasília há dois meses. Antes disso, já tinha visitado a cidade em várias ocasiões anteriores, inclusive, no mês de janeiro de 2023: 

 "Essa pessoa já esteve outras vezes em Brasília. Inclusive, segundo relatos de familiares, estava em Brasília no começo do ano de 2023. Ainda é cedo para dizer se houve participação direta nos atos de 8 de janeiro, mas a investigação apontará". 

Questionado sobre indícios da participação nos atos de 8 de janeiro, Passos afirmou que não pode revelar detalhes da investigação, mas mencionou apreensões, inclusive no celular de Francisco.

Alexandre de Moraes como alvo

Ao longo de toda a entrevista, o diretor da PF retomou o depoimento em que familiares de Francisco revelaram a intenção de ataques a autoridades. Enfatizou, entretanto, que a PF está trabalhando para confirmar as  as informações:

“O áudio [da ex-esposa do autor do atentado] é muito categórico, e há outras mensagens de redes sociais, inclusive enviadas ao STF ameaçando a Corte como um todo. A fala da senhora é que o alvo dessa pessoa era o ministro Alexandre de Moraes”. 

Também afirmou que há um áudio em que a ex-esposa afirma que Wanderlei estava em Brasília em janeiro de 2023. 

Ao ser perguntado sobre a segurança das quatro figuras públicas mencionadas nas mensagens do autor, afirmou que elas estão devidamente monitoradas e informadas sobre o ocorrido

Em mensagens anteriores, o autor do ataque convocou a PF a desarmar bombas em locais associados ao jornalista William Bonner, o ex-presidente José Sarney, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso.

Suspeita de Planejamento Prolongado

A PF disse que há indícios de que o incidente tenha sido planejado por um longo período. 

“Pelo nível de sofisticação na elaboração dos artefatos, que tinham detonador e lança-chamas, é possível pensar em premeditação”, afirmou o diretor. 

Os materiais explosivos eram bombas caseiras feitas com tubos de PVC. Na casa que havia sido alugada pelo autor também houve uma explosão gravíssima. 

O inquérito também vai averiguar se Francisco agiu sozinho ou se contou com os apoiadores. 

Evento extremamente grave

Ao longo de toda a entrevista, Passos ressaltou a gravidade do evento. Defendeu também que em algumas situações discursos extremistas ecoam nas redes sociais, incentivando esses atos violentos.  

Defendeu também os projetos de regulamentação das redes: 

"Não é possível mais a gente conviver com esse tipo de ação. Esse caso agora mostra de forma mais clara de termos o acesso à regulação para que as pessoas não fiquem impunes cometendo crimes nas redes sociais. O episódio é trágico, mas tem que trazer ensinamentos e gerar oportunidades". 

Ministro do STF assume o caso

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou buscas nos locais ligados a Francisco Wanderley Luiz na noite de quarta-feira. A casa que ele havia alugado em Ceilândia, arredores de Brasília, também foi vasculhada pela Além disso, ele teria contado com o apoio de um trailer estacionado perto da Câmara dos Deputados que também foi averiguado por policiais. 

A investigação continua em andamento para esclarecer todos os detalhes deste incidente preocupante na capital federal.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais