As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
February 12, 2026
RECEBER DE GRAÇA
2026-02-12 6:00 pm
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

PF pede saída de Toffoli do caso Master. Ministro rebate acusações

Descoberta de conversa entre o dono do Banco Master e Toffolli levou a Polícia Federal a tomar a decisão. O Ministro se defende dizendo que a polícia não tem o direito de pedir o afastamento de um juiz e que ela se apoia em suposições.

Por
Gabriel Costa
Publicado em
11/2/2026 22:38
Consultor Jurídico

A crise em torno do Banco Master chegou novamente o STF. O diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues, entregou ao ministro Edson Fachin aparelhos do empresário Daniel Vorcaro, a apuração é do portal UOL.

O conteúdo revela conversas diretas entre o dono do banco e o ministro Dias Toffoli, relator de processos de interesse da instituição.

De um lado, a Polícia Federal afirma que o ministro não tem isenção para julgar o caso por causa de sua proximidade com o dono do banco. Do outro, Toffoli se defende com dois argumentos principais:

Falta de provas, dizendo que as acusações são apenas suposições (ilações) sem base real. Além de sustentar que, por lei, a polícia não tem o direito (legitimidade) de pedir o afastamento de um juiz; apenas o Ministério Público poderia fazer isso.

  • No dia 23/02, às 20h, a Brasil Paralelo estreará sua nova podução: Raio-X Banco Master. A exibição será única e gratuita no YouTube. Clique aqui e saiba mais.

Toffoli já era alvo de críticas

O material extraído dos dispositivos de Daniel Vorcaro abriu três novas frentes de investigação que citam autoridades com foro no Supremo e integrantes do Congresso Nacional.

A descoberta mais sensível, no entanto, é o aprofundamento da relação entre o relator do caso e o banqueiro.

Toffoli já era alvo de críticas após a revelação de que um resort de sua família realizou transações milionárias com fundos ligados ao Master.

Agora, o registro de conversas diretas pode colocar em dúvida, de acordo com o UOL, a imparcialidade do relator, que detém o controle sobre inquéritos fundamentais, como a tentativa de compra do Master pelo BRB.

Provas foram entregues direto ao presidente do STF

A entrega das provas pessoalmente a Fachin, ignorando o fluxo habitual pela PGR, sinaliza a gravidade do que foi encontrado. O presidente da corte já intimou Toffoli a se manifestar.

Se Toffoli for declarado suspeito, meses de investigação, incluindo depoimentos e buscas, podem ser anulados e voltar à estaca zero.

A defesa do ministro sustenta que a PF não é parte no processo e, por isso, não pode pedir seu afastamento. Já interlocutores da Corte, ouvidos pelo UOL, defendem uma "saída honrosa": o envio do caso para a primeira instância, retirando Toffoli do foco das pressões.

  • Entenda a polêmica envolvendo o Banco Master no canal da Brasil Paralelo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais