This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Educação
3
min de leitura

Pessoas que não leem livros são a maioria no Brasil pela primeira vez

Desde 2019, quase 7 milhões de pessoas perderam o hábito da leitura. A pesquisa é realizada desde 2007.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/11/2024 17:35
Retratos da Leitura no Brasil. Foto: Câmara Brasileira de Livros

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil apontou que 53% dos brasileiros não possuem o hábito de leitura. Isso equivale a dizer que, nos três meses anteriores à pesquisa, elas não leram nem uma parte de algum livro, seja na versão impressa ou digital.

A pesquisa dividiu as pessoas em dois grupos:

  • Leitores: leram um livro inteiro ou pelo menos uma parte dele nos últimos 3 meses, seja ele físico ou digital. 
  • Não leitores: não leu nenhum livro, nem parte dele, nos últimos 3 meses. 

O resultado foi que 53% das pessoas se encaixam no grupo “Não leitores”, enquanto 47% no grupo “Leitores”. A Retratos da Leitura no Brasil é uma pesquisa que iniciou em 2007 e, desde então, nunca o número de não leitores havia superado o de leitores. Veja o resultado das pesquisas anteriores:

Além da queda na quantidade de leitores em geral, foi registrada uma queda na leitura de:

  • livros inteiros;
  • partes de livros;
  • livros indicados pela escola;
  • livros por interesse próprio;
  • Bíblia Sagrada.

Os resultados mostram que essa queda nos leitores se dá tanto entre quem está estudando como em quem não está mais em alguma instituição de ensino. Em um recorte por escolaridade, a pesquisa aponta que todos os níveis diminuíram a quantidade de leitura:

O recorte por raça e gênero também mostra uma queda generalizada. Tanto homens quanto mulheres estão lendo menos e a classe A, B, C, D e E diminuíram a quantidade de leituras feitas.

A única região que apresentou um crescimento na quantidade de leitores foi a Centro-Oeste, que passou de 46% para 47%. A maior queda foi na região Norte, que passou de 63% para 48%. A média de livros lidos inteiros foi de 0,82, número menor que em 2019 (1,05) e 2015 (1,06). 

A 6ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil foi realizada pelo Instituto Pró-Livro com o apoio de instituições como a Câmara do Livro, o banco Itaú e o Governo Federal. Ela teve como objetivo “conhecer o comportamento do leitor medindo intensidade, forma, limitações, motivação, representações e as condições de leitura e de acesso ao livro - impresso e digital - pela população brasileira na atualidade”.Esses resultados ruins apontados pela pesquisa se somam aos números negativos em geral da educação brasileira. Essa crise foi analisada no documentário da Brasil Paralelo, Pátria Educadora, assista ao primeiro episódio logo abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais