Bronquite se prolonga desde o início de fevereiro
O papa sofre de bronquite há mais de uma semana e apresentou dificuldades para realizar um discurso há mais de uma semana. Os problemas respiratórios fizeram com que ele precisasse da ajuda de seus assistentes três vezes para conduzir a homilia.
O líder desenvolveu uma bronquite grave em dezembro de 2023 e precisou ser hospitalizado durante três dias. Francisco passou nove dias lá em junho de 2023, quando foi submetido a uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal.
Agenda de compromissos intensa
Francisco não participará da missa na Basílica de São Pedro no domingo, informou o Vaticano mais tarde. Também informaram que outros dois compromissos foram cancelados: uma audiência pública planejada para sábado e uma visita na segunda-feira aos famosos estúdios de cinema Cinecittà, em Roma, foram canceladas.
- Apesar dos problemas de saúde, Francisco tem agenda que chega a incluir mais de 10 compromissos pela manhã. Entre seus compromissos constam uma série de viagens ao exterior. Em setembro, ele completou uma viagem de 12 dias pelo Sudeste Asiático e Oceania.
Francisco assumiu o pontificado em 2013, teve gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos. O papa também sofreu duas quedas recentemente em sua residência no Vaticano, machucando queixo em dezembro e o braço em janeiro.
Quando jovem, ele desenvolveu um caso de pleurisia e teve parte de um dos pulmões removido, e, recentemente, ele tem sido propenso a infecções pulmonares.
No início deste mês, Francisco disse aos peregrinos em uma audiência semanal que estava sofrendo de um "forte resfriado". Posteriormente, o Vaticano o descreveu como bronquite.
O papa teve várias reuniões na sexta-feira antes de ir para o hospital. Uma foi com Mark Thompson, CEO do canal de notícias CNN. O papa estava "mentalmente alerta, mas lutando para falar por longos períodos devido a dificuldades respiratórias", informou a CNN.
Reuniu-se também com Robert Fico, com o cardeal Luis Tagle, alto funcionário do Vaticano, e com um grupo filantrópico católico sediado em Porto Rico.
O hospital onde Francisco está internado, o Gemelli de Roma, é o maior da cidade e possui uma suíte especial para tratar papas.