Nos últimos anos, o Oscar tem perdido audiência e ficado conhecido mais por suas polêmicas do que por suas grandes produções. Em 1998, quando "Titanic" (1997) foi o grande destaque da noite, a cerimônia alcançou a maior audiência de sua história. Desde então esses números vêm caindo consistentemente.
Em 2021, a cerimônia do Oscar registrou a menor audiência de sua história, com "Nomadland" (2020) levando o prêmio principal. Parte desse declínio pode ser atribuída às mudanças nos hábitos dos espectadores, que cada vez mais optam por serviços de streaming e séries. No entanto, o tipo de filmes que têm sido escolhidos como vencedores também merece destaque.
Produções que priorizam críticas sociais em detrimento da narrativa são admiradas pela academia, mas rejeitadas pelo público. Mesmo assim, acabam ganhando a premiação, mostrando uma distância entre o que pensa a audiência e o que pensam os críticos de cinema.
Os antigos filmes que passam lições valiosas de moralidade e heroísmo parecem ser cada vez menos cotados pelos grandes prêmios. O que tem causado isso? É essa a pergunta que o programa Tapete Vermelho responderá.
Hoje, às 20h, os apresentadores do Linhagem Geek te mostrarão o que está por trás das premiações. Clique no link abaixo e garanta a sua participação gratuitamente:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP