Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

O Dia de Finados ao redor do mundo

No Dia de Finados, muitas pessoas relembram os entes queridos falecidos. Entenda o significado dessa data, conheça a sua história e as principais celebrações.

Por
Publicado em
2/11/2022 12:15

Diversos países celebram no dia 02 de novembro o Dia de Finados. Também conhecido como Comemoração de todos os fiéis defuntos, a data relembra a celebração católica que dedica o segundo dia de novembro em oração a todos os fiéis falecidos.

A comemoração surgiu no século X em plena Idade Média. Inicialmente, era uma tradição católica, mas com o tempo a data foi sendo difundida pelo mundo Ocidental. O dia se tornou um momento de prestar homenagens aos familiares mortos independentemente da questão religiosa.

No Brasil, o Dia de Finados é um feriado nacional, muitos aproveitam o dia de descanso para visitar cemitérios e prestar homenagens aos entes queridos que passaram desta vida.

Como é celebrado o Dia de Finados ao redor do mundo?

No México, o Dia de Finados é conhecido como Dia dos Mortos. São três dias de uma celebração festiva e animada que começa no dia 31 de outubro e termina no dia 02 de novembro.

O Dia dos Mortos no México atrai turistas do mundo inteiro. O país todo recebe decoração de velas e caveiras coloridas, que se tornaram um ícone local.

Nas casas, as famílias e amigos se reúnem diante de altares que são montados e ornados com decorações e fotos dos familiares e amigos falecidos.

Todo o país é tomado por essas decorações que são usadas para saudar os antepassados em clima de festa e alegria. Com a cerimônia, os mexicanos acreditam que estão não apenas honrando, como também revivendo o legado que seus ancestrais deixaram.

Guatemala

Na Guatemala, a população vai às ruas no Dia de Finados para produzir pipas coloridas que são soltas e enchem o céu com traços e desenhos alegres. O espetáculo de cores simboliza a alma daqueles que já partiram.

A confecção das pipas é feita normalmente nos cemitérios. As famílias costumam se reunir em seguida para um banquete de celebração.

Haiti

O Dia de Finados no Haiti é feriado nacional, assim como é no Brasil. As celebrações misturam ritos católicos e rituais do vodu, que é a maior religião do país. Os fiéis católicos costumam participar da missa pela manhã e em seguida visitam cemitérios, deixando flores nos túmulos.

Os que seguem as práticas do vodu deixam nos cemitérios comidas e bebidas para os mortos. Depois entoam cantigas tradicionais em homenagem aos antepassados.

Espanha

Na Espanha, a comemoração acontece no primeiro dia de novembro. Na tradição católica, este é o Dia de Todos os Santos. As famílias se reúnem para visitar os túmulos dos entes queridos e deixam flores e outros objetos como homenagem.

Em seguida, as famílias se juntam para um banquete no qual é servido a típica sobremesa do dia "Hueso de Santos". Doce feito de marzipã, calda caramelizada e ovos.

Assim como no México, é um dia festivo e alegre. São feitas paradas pelas ruas da cidade e o povo costuma usar roupas coloridas.

Ao redor do mundo, o Dia de Finados é celebrado de diversas formas. Seja de luto ou com festividades, diferentes culturas prestam homenagens aos mortos. Conheça a origem deste dia.

A história do Dia de Finados

A origem do Dia de Finados está conectada com a história da Igreja Católica. No século II, era costume dos fiéis dedicar uma visita ao túmulo dos mártires. Mártires são as pessoas que deram a vida em defesa da fé. No século V, a igreja dedicava um dia de oração aos fiéis mortos e esquecidos.

A data surgiu no século X, na França. O abade do mosteiro de Cluny, Odilo, incentivou que todos os mosteiros de sua ordem rezassem pelos mortos no dia 01 de novembro.

A oração dedicada aos fiéis falecidos era feita nas Vésperas, o que corresponde às 18 horas. Com o tempo, o costume foi se espalhando no mundo Ocidental e os fiéis passaram a rezar pelos entes queridos no dia 02 de novembro.

Somente em 1915 que a data foi oficializada pelo Papa Bento XV. Ele fixou a data da Comemoração de todos os fiéis defuntos, o Dia de Finados.

Desde então, todos os anos o Papa reza uma Missa em homenagem aos falecidos. Neste ano, o Papa Francisco dedicou as orações aos Cardeais e Bispos que faleceram no último ano.

A espera, disse Francisco, “expressa o sentido da vida, porque vivemos na espera do encontro: o encontro com Deus, que é a razão da nossa oração de intercessão de hoje, especialmente pelos Cardeais e Bispos que faleceram durante o último ano.

Alimentemos nossa espera do Céu, exercitemos nosso desejo do paraíso. Faz-nos bem hoje nos perguntarmos se nossos desejos têm algo a ver com o Céu. Pois corremos o risco de aspirar constantemente a coisas que passam, de confundir desejos com necessidades, de antepor as expectativas do mundo à espera de Deus”.

Para o dia de hoje recomendamos a leitura do artigo: Necrológio – O exercício de morte que te fará meditar na vida.

Fique atualizado com as principais notícias e os melhores artigos da Brasil Paralelo. Para não perder nenhum deles, toque neste link.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais