Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Cientistas acreditavam ter provado que era uma farsa, porém novas descobertas mudaram o cenário.
Uma pesquisa realizada por cientistas italianos com técnicas avançadas de raios-x analisou a estrutura do Sudário de Turim e comprovou que o material tem mais de 2.000 anos.
O tecido é comumente chamado de Santo Sudário pelos católicos, por causa das evidências de que envolveu o corpo Jesus após a crucifixão.
Existem dúvidas a respeito da autenticidade do sudário e a questão não é cientificamente fechada; a própria Igreja Católica não reconhece oficialmente a possível relíquia.
Na década de 1980, cientistas fizeram testes de datação por carbono-14. Os experimentos chegaram à conclusão de que o Sudário teria sido produzido entre os anos 1260 d.C. e 1390 d.C. .
Reconstituição da figura no Sudário: semelhança com o que seria o semblante de Jesus Cristo. Imagem: Midjourney/DailyExpress/Reprodução revista V
Não era consenso entre os cientistas que a datação fosse confiável.
Liberato De Caro, o principal autor da pesquisa atual, acredita que as amostras analisadas possam ter sofrido contaminação ao longo dos séculos.
Para tentar comprovar a idade do Sudário, a equipe do Instituto de Cristalografia do Conselho Nacional de Pesquisa fez uma análise de oito pequenas amostras do tecido.
Cristalografia é uma ciência que estuda os cristais, ou seja, a forma como os átomos se organizam.
Os especialistas utilizaram uma técnica moderna conhecida como Wide-Angle X-ray Scattering (WAXS).
A partir disso, os cientistas estudaram pequenos detalhes na estrutura do linho e nos padrões da celulose.
Os especialistas analisaram o envelhecimento natural da celulose e o impacto de parâmetros como umidade e temperatura.
Além disso, o tecido foi comparado com outros do século I e com peças das épocas indicadas pela pesquisa anterior.
O resultado da análise foi que o Sudário teria sido confeccionado há aproximadamente dois mil anos, próximo da época em que Cristo foi crucificado.
A descoberta pode ajudar a mudar a compreensão sobre a natureza do manto, fortalecendo a crença de que se trate de uma relíquia autêntica de Jesus.