Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Desastres Naturais
3
min de leitura

Nível da bacia do Rio Guaíba no RS baixa pela primeira vez em quase 20 dias

O nível da bacia hidrográfica chegou a 5,22m na última terça-feira. Mais de 2 milhões de pessoas tiveram as vidas afetadas pela cheia.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
16/5/2024 12:35
Crédito: PMSP

A maior tragédia da história do Rio Grande do Sul ganhou um capítulo de alívio hoje(16)  pela manhã. Após intensas chuvas que inundaram cerca de 90% do estado e afetaram a vida de 2.281.774 de pessoas, o nível do rio Guaíba chegou ao seu menor nível desde o início da enchente. 

A chamada “bacia de todas as águas” que banha a capital gaúcha possui 84.751,48 km2, abrangendo 251 municípios segundo dados publicados por Leonardo Capeleto de Andrade. Os dados desse estudo ajudam a entender melhor a dimensão de áreas afetadas pela inundação. 

O estudo de 2019 explica ainda que a bacia hidrográfica do Guaíba afeta 14 cidades que vivem da agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços. Sendo assim, a notícia de que as águas estão baixando é um fio de esperança para aqueles que ali vivem. 

A Defesa Civil atualizou na manhã de hoje os dados referentes à tragédia. Até as 9 horas da manhã, havia 77.199 pessoas em abrigos e 538.164 desalojados. 806 pessoas ficaram feridas e 104 permanecem desaparecidas. 

Um efetivo de 27.651 oficiais de diversas forças de segurança estão trabalhando juntamente com voluntários para ajudar os afetados. O boletim aponta que 76.620 foram resgatadas e 151 infelizmente perderam a vida.

Na manhã de hoje, o nível da bacia hidrográfica do Guaíba estava em 4,98 metros. O volume ainda está 2,48 metros acima da chamada cota de alerta, que é de 2,5 metros. 

 Esse é o menor nível das águas em quase 20 dias de cheia. A informação foi compartilhada pelo perfil oficial da prefeitura de Porto Alegre em seu perfil oficial no Instagram

“Bom dia, Porto Alegre! Baixamos dos 5m! Ainda estamos 2m acima da cota de inundação, mas o nível segue baixando gradativamente.”, diz a legenda da publicação
Reprodução Instagram - Prefeitura de Porto Alegre

Na terça-feira o nível das águas era de 5,22m. A prefeitura informou no mesmo post que o abastecimento de água nos bairros não afetados pela inundação está sendo normalizado. 

Afirmou ainda que o corredor humanitário construído para atravessar as áreas alagadas foi duplicado, o que permite que doações cheguem a pessoas que estavam ilhadas. 

A legenda da publicação foi finalizada com uma frase de esperança : “Vamos limpar nossa cidade e recuperar a vida de todos os porto-alegrenses.”

O que fazer em caso de emergência?

Voltou a chover nas regiões já inundadas. Se você estiver em perigo, ligue para

190 (disque emergência) ou 193 (bombeiros)

Sua vida é muito importante, peça ajuda! 

Como ajudar de longe?

Sabemos que cada um de nós gostaria de ajudar. Se você está distante, isso pode ser feito por meio  de doações. 

Para oferecer suporte financeiro, recomendamos algumas instituições confiáveis que estão organizando campanhas de arrecadação de doações:

INSTITUTO CULTURAL FLORESTA

PIX: 27631481000190

BANCO DE ALIMENTOS

PIX: 04580781000191

FEDERASUL

PIX E-MAIL: SOSRS@FEDERASUL.COM.BR

THOMAS GIULLIANO E ACADEMIA SMALL FIGHT

PIX E-MAIL: THOMAS.GIULLIANO@GMAIL.COM

FAZ CAPITAL / RENATA BARRETO

PIX CPF - LUCAS FERRAZ: 008.768.770-48

BADIN COLONO E PRETINHO BÁSICO

PIX E-MAIL: enchentes@vakinha.com.br

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais