This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Nikolas Ferreira falará sobre a anistia aos presos de 8 de janeiro no mesmo evento em cuja edição de 2023 chamou Lula de ladrão

As declarações de novembro de 2023 motivaram uma investigação do STF sobre o parlamentar.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
10/11/2024 15:49
Câmara dos Deputados

Nikolas Ferreira (PL-MG) falará sobre os episódios de 8 de janeiro de 2023 na VI Cúpula Transatlântica. O evento já aconteceu em espaços cedidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas esse ano será realizado no Senado espanhol. 

Trata-se de uma reunião entre os principais nomes políticos do conservadorismo internacional, para debater questões de interesse da ala ideológica. 

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o deputado federal do PL-MG pretende discutir a situação dos presos pelos atos, o projeto de anistia e as restrições à liberdade de expressão no Brasil.

Desde o anúncio do encontro, a imprensa do país, grupos de esquerda e do governo  do primeiro-ministro Pedro Sanchez têm manifestado descontentamento com o evento. 

Esse tipo de atitude contra aqueles que pensam diferente da maioria é um dos temas de Os Donos da Verdade, da Brasil Paralelo. Assista:

Entre os confirmados estão Eduard Heger, ex-premiê da Eslováquia, e Kinga Gal, deputada do Parlamento Europeu. 

Também estarão presentes Ignacio Garriga, do partido de direita espanhol Vox, e Paola Holguín, senadora colombiana da mesma ala ideológica. 

Ferreira será entrevistado por veículos de mídia do país e terá reuniões com aliados de direita da Espanha e do Parlamento Europeu. 

A polêmica que levou a denúncia STF

Essa não é a primeira vez que o parlamentar estará na reunião. No ano passado Ferreira discursou no mesmo evento, no qual chamou Lula de “ladrão de deveria estar na prisão”. 

Depois do episódio, a Procuradoria Geral da República (PGR) o denunciou ao STF, alegando injúria. Em audiência no dia 14 de agosto de 2024, foi oferecida a ele uma transação penal. 

O benefício oferecido pelo órgão é comum em crimes cuja punição é baixa. Pelo Código Penal, a injúria é punida com pena que varia de 1 e 6 meses de prisão, que pode ser convertida por penas alternativas.

Trata-se de uma espécie de acordo no qual  no qual o acusado se compromete a cumprir medidas determinadas pela procuradoria em troca do encerramento do processo. 

Ferreira recusou a proposta e o ministro Luiz Fux o intimou a apresentar defesa no dia 3 de setembro. O processo segue em curso. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais