This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Nikolas e Salles criticam alianças do partido de Bolsonaro com o Centrão

Enquanto o ex-ministro de Bolsonaro elogiou Trump por “não ter se curvado”, Nikolas Ferreira criticou alianças feitas.

Por
Publicado em
10/11/2024 19:00
Agência Brasil/ Marcelo Camargo

Ricardo Salles (PL/SP) e Nikolas Ferreira (PL/MG) criticaram a forma como a direita vem conduzindo alianças políticas no Partido Liberal. Referiam-se especialmente aos acordos com legendas do Centrão, realizados com aval de Bolsonaro no período eleitoral de 2024.

Enquanto Salles abordou a questão ao comentar a vitória de Donald Trump nos EUA, Nikolas subiu na Tribuna da Câmara para dizer que a direita está "perdendo a essência".

Em sua conta no X, Salles escreveu que “o mundo não será mais o mesmo” com a vitória do republicano. Em outra publicação, afirmou que o presidente-eleito dos EUA “é maior que os intergaláticos”: 

“É o intergaláctico-mor! Não se curvou, não negociou, não cedeu, não retrocedeu ! Foi lá, e venceu !”

Em entrevista de setembro ao Contraponto, o ex-ministro do Meio Ambiente comentou as alianças de parte da direita nas eleições municipais de 2024. Na ocasião, disse que Bolsonaro estaria de mãos atadas e que o verdadeiro tomador de decisões é Valdemar da Costa Neto, o presidente do PL: 

“Bolsonaro não está numa situação muito favorável para ficar contrapondo opiniões do Valdemar. O presidente de honra do partido é o Bolsonaro, mas o presidente executivo de fato do partido é o Valdemar, e o Valdemar não abre mão de manter a aliança dele com o Nunes. Essa é a verdade”.

Já Ferreira falou sobre o assunto na noite de 5 de novembro. Em discurso na Tribuna da Câmara, afirmou que é preciso fazer alianças sem abrir mão do que se acredita. 

“Alguns querem argumentar: ‘Ah, mas Bolsonaro estava aqui sozinho, e, por isso, ele era truculento’. Mas ele, de forma truculenta e sozinho, chegou à Presidência da República. Hoje, estamos vivendo basicamente da caridade dos nossos inimigos. Isso não é algo em que acredito. E digo isso porque sei que você deputado de direita também não acredita nisso”.

O deputado também declarou que não irá contra o que chamou de princípios: 

“O que eu não quero é me arrepender de ter ouvido a minha essência dentro de mim, dos votos da minha família, dos meus amigos, das pessoas que me param na rua, porque simplesmente alguém me disse que é preciso fazer uma coalizão”.

Não entendem minha luta contra o sistema

Dias depois das declarações de Salles e Ferreira, Bolsonaro concedeu uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo. O jornal reproduziu uma declaração do ex-presidente, que seria uma espécie de “alfinetada aos dois”.  

"É, logicamente, uma indireta para mim. Qual é a minha diferença para o Trump? Enorme, pô, ele é bilionário, eu não sou porra nenhuma. Qualquer coisa que acontecesse nos Estados Unidos teria repercussão no mundo."

O ex-presidente ainda citou realizações em Minas Gerais, como a extração de lítio no Vale do Jequitinhonha e o início das obras do metrô de Belo Horizonte. A fala foi interpretada por internautas como uma indireta à Ferreira, que é mineiro. 

Tentativa de desgaste

Após a publicação, Salles acusou a reportagem de tentar criar mal estar entre ele, Ferreira e Bolsonaro. Segundo o ex-ministro, não há quaisquer problemas entre os dois. 

“Da minha parte, e tenho certeza que também do Nikolas, há muito respeito pelo Presidente e seu legado, que muito fez, está fazendo e ainda faz pelo Brasil. Opiniões pontualmente diferentes, às vezes, são normais, mas nossa gratidão, reconhecimento e respeito por ele estão acima disso, a despeito da futrica de alguns”.

A suposta “troca de farpas” entre o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), Ricardo Salles (Novo-SP) e Bolsonaro (PL-RJ) dominaram as redes sociais neste final de semana.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais