Milei e o reposicionamento geopolítico da Argentina
O anúncio aconteceu durante a visita oficial da secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kristi Noem, à Casa Rosada.
A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, e o chanceler Gerardo Werthein também participaram do encontro.
De acordo com Noem, “sob a liderança do presidente Javier Milei, a Argentina está se tornando uma aliada ainda mais forte dos Estados Unidos.
Segundo dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA, a Argentina tem a menor taxa de permanência irregular entre todos os países latino-americanos.
Além disso, o número de argentinos que viajaram aos Estados Unidos aumentou 25% nos primeiros quatro meses de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
"o maior aumento entre os 20 países com maior número de chegadas internacionais. É por isso que estamos tomando medidas para permitir que a Argentina retorne ao Programa de Isenção de Visto", completou Noem.
Um passo a passo diplomático
O processo ainda levará tempo. Para ser aceita no Visa Waiver Program, a Argentina precisa atender a rigorosos critérios técnicos e de segurança definidos pelas agências americanas.
A carta de intenções assinada entre os dois governos é o primeiro passo. A Argentina já fez parte do programa, mas foi removida em 2002.
Agora, Milei aposta em um novo momento de aproximação nas relações bilaterais com os EUA para voltar a fazer parte.