This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Mendonça defende liberdade de expressão em voto no STF sobre redes sociais

Ministro vota em defesa do direito à desconfiança e da liberdade de expressão como pilar.

Por
Publicado em
4/6/2025 16:48
Perfil da Brasil Paralelo no X

O Supremo Tribunal Federal retomou hoje o julgamento que vai definir como deve ser a responsabilização das plataformas digitais e empresas de tecnologia por conteúdos publicados por usuários.

O ministro André Mendonça, ao apresentar seu voto, o primeiro após o pedido de vista que interrompeu o julgamento, argumentou sobre os fundamentos e a importância da liberdade de expressão para uma sociedade livre.

A liberdade de expressão como "bem coletivo"

Em seu pronunciamento, Mendonça ressaltou que a liberdade de expressão vai além do indivíduo. "Mais do que um direito individual a liberdade de expressão é um bem coletivo", afirmou o ministro. 

Ele também emitiu um alerta sobre os perigos de um ambiente em que o questionamento é cerceado. 

"A partir do momento em que um povo é proibido de até mesmo desconfiar ou é obrigado a acreditar, instaurasse o ambiente perfeito para subjugá-lo pela sua impotência", declarou Mendonça. 

O que está em jogo: moderação ou censura?

O centro do julgamento no STF é determinar em quais situações e com qual rapidez as empresas de tecnologia devem remover conteúdos publicados por seus usuários. A discussão afeta publicações consideradas criminosas, ofensivas ou que disseminem desinformação prejudicial

Também se debate o papel do Poder Judiciário e de outros órgãos na determinação do que deve ser removido e como equilibrar essa moderação com a garantia da liberdade de expressão. 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais