Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

"Me sinto um ignorante em meu próprio país", admite o Rasta após gravar Brasil Raiz

Apresentador rodou o Brasil e se surpreendeu com costumes, tradições e hábitos do povo brasileiro que não conhecia.

Lançamentos
Por
Publicado em
10/1/2023 16:56

Em entrevista ao Portal da Brasil Paralelo, o apresentador do programa Rasta News, João Nogueira, o Rasta, fala das suas melhores experiências durante a gravação da série Brasil Raiz.

O apresentador contou à BP qual cidade brasileira ele escolheria para morar, qual delas tem a beleza natural de tirar o fôlego e onde vive o povo mais acolhedor do país. 

O Rasta também explica melhor suas origens de Pernambuco e do Rio Grande do Sul e revela qual dos dois estados tem o seu coração. 

BP: Quais foram as histórias mais surpreendentes que você se deparou na gravação de Brasil Raiz?

Rasta: Guilherme e eu estávamos bêbados andando pelas ruas de Ouro Preto. Era domingo, dia de missa, e descobrimos que uma das igrejas mais lindas da cidade estava fechada há 9 anos. Ficamos do lado de fora, espantados com aquilo. De repente, nos deparamos com Dona Deolinda. 

A velhinha estava rodeada de cachorros e cuidando com muito apreço do jardim da igreja. Foi um encontro completamente inesperado e a história dela nos surpreendeu.

Também sou fã absoluto de Edmilson, do restaurante da Mira. O espaço era da mãe dele, que faleceu. Edmilson continuou carregando a tocha dela. O restaurante tem clientes muito fiéis, mesmo sem placa indicando onde fica ou redes sociais para se promover. Só os que já estiveram no local sabem o que acontece lá. 

BP:
Muitos dos teus fãs na BP não sabiam que, além de raízes pernambucanas, você também tem raízes riograndenses. Com qual cultura você mais se identifica?

Rasta: Eu gosto do churrasco gaúcho, mas sou pernambucano, pois me criei em Pernambuco. Quando vou ao Rio Grande do Sul, tenho uma memória afetiva muito boa das coisas e do lugar, mas quando vou a Porto Alegre, me sinto muito fora do meu ambiente - e o porto-alegrense tem um jeito especial de fazer você se sentir mesmo muito fora do ambiente (risos).

Minha mãe é gaúcha, mas do interior. O povo do interior é uma coisa distinta, como a gente viu na série o encontro com Mano Lima e também o Rafael Brodbeck. O Brodbeck é, inclusive, um cara tão incrível, que não sei nem como ele fala comigo (risos).

A cordialidade do homem do campo é algo muito especial. É um povo muito acolhedor. 

BP:
Dos lugares que você visitou para a gravação da série, qual é o mais bonito/acolhedor e que pretende voltar?

Rasta: Ouro Preto, que é um lugar onde eu nunca tinha ido e onde eu poderia morar. Eu acho que as pessoas deveriam morar daquele jeito ali, ter uma vida tranquila.

O Rio de Janeiro é uma das minhas paisagens favoritas no Brasil, pela beleza natural.

Quanto a Manaus, eu não sabia o que esperar de lá. Mas quem esteve por lá me avisou: `Rasta, é um lugar mágico'. E é realmente incrível.

BP:
Você sentiu durante as viagens que ainda conhecia pouco do Brasil?

Rasta:
Sim! Eu não conheço quase nada! Eu saia andando e me sentindo um ignorante em meu próprio país. Conheci pessoas e povos distintos que eu nem imaginava encontrar. 

No Recife a gente fala "Pernambuco é o meu país", porque a gente que vive lá acaba tendo aquele ambiente como referência. 

Mas depois que conhece o povo mineiro ou o manauara, principalmente, você vê que eles também têm um pouco disso, de achar que o lugar deles é o país deles, pois sentem muito orgulho da sua cultura.

BP:
Brasil Raiz irá despertar no brasileiro o desejo de conhecer mais do seu país?

Rasta: Com certeza as pessoas vão querer ir aos lugares que apresentamos na série. Estivemos em cidades muito bonitas, com histórias surpreendentes e um povo que tem muito a nos ensinar. Eu já quero voltar e levar meus amigos para vários lugares especiais. O Brasil é lindo e surpreendente!

Brasil Raiz exalta cultura, história e belezas do país

Dividido em cinco episódios, Brasil Raiz percorre o país para mostrar histórias de um Brasil ainda pouco explorado. 

O programa Brasil Raiz promove uma imersão profunda na história e na cultura do país, além de exaltar a beleza e a diversidade das regiões do Brasil. 

Clique neste link e assista agora a todos os episódios no streaming da Brasil Paralelo.

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais