As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Mauro Cid deixa sede da PF após mais de duas horas de depoimento

Militar prestou depoimento sobre tentativa de obter cidadania portuguesa; prisão foi revogada ainda pela manhã.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
13/6/2025 18:03
CNN

O tenente-coronel Mauro Cid deixou a sede da Polícia Federal em Brasília na tarde desta sexta-feira (13), após mais de duas horas de depoimento. Segundo a PF, os esclarecimentos foram considerados úteis, mas uma nova oitiva não está descartada.

Cid foi preso pela manhã por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, mas a prisão foi revogada poucas horas depois. Os motivos não foram divulgados.

A investigação apura a tentativa do ex-ministro Gilson Machado de conseguir um passaporte português para Cid — o que, para a PF, indicaria tentativa de fuga e obstrução de justiça. Machado foi preso em casa, no Recife, e teve bens apreendidos.

Machado foi preso nesta sexta em sua residência, no Recife (PE), e seu material pessoal foi alvo de busca e apreensão.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

De acordo com relatório da Polícia Federal, Gilson Machado teria solicitado o benefício ao consulado português em 12 de maio.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao STF autorização para investigar o caso e autorizou medidas como quebra de sigilo telefônico e busca por documentos e dispositivos eletrônicos.

Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o ex-ministro tentou interferir diretamente na ação penal contra Mauro Cid no processo da tentativa de golpe de Estado.

A PF também identificou que Machado promoveu, via redes sociais, uma campanha de arrecadação de recursos para Bolsonaro.

Em maio, ele declarou que o ex-presidente precisava de apoio financeiro para arcar com despesas médicas, jurídicas e para manter o filho Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.

Apesar da campanha, Eduardo Bolsonaro afirmou ter recusado os valores.

Gilson Machado nega todas as acusações. Segundo ele, a tentativa de contato com o consulado português teria sido apenas para renovar o passaporte do pai.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais