As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Lula e Trump se encontram pessoalmente: veja a íntegra da conversa com os jornalistas

Os dois líderes se reuniram na Malásia e deram sinais de reaproximação. Em um dos momentos, os jornalistas perguntaram sobre Bolsonaro.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/10/2025 12:27
Lula e Donald Trump posam para foto na Malásia. Foto: divulgação X.

Pela primeira vez, Lula e Trump se encontraram pessoalmente. O principal motivador do encontro foi as tarifas impostas pelos Estados Unidos que, recentemente, afirmou que 10% se davam por motivos comerciais e 40% por questões políticas. 

De forma inesperada e a pedido de Trump, o início da conversa teve a participação de jornalistas. A conversa pública durou pouco mais de oito minutos. Trump falou a maior parte do tempo. 

“É uma grande honra estar com o presidente do Brasil”, disse Trump. “O Brasil é um grande e lindo país. E eu acho que nós podemos fazer alguns bons negócios para ambos os países.”

Lula destacou a importância da relação histórica entre os dois países e afirmou que não há razão para desentendimentos:

"O Brasil tem todo interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença".

Veja a íntegra da conversa:

Jornalistas perguntaram sobre Bolsonaro

Em certo momento, Trump foi questionado sobre Jair Bolsonaro:

“Eu sempre gostei dele. Sinto muito pelo que aconteceu. Acho que ele é um cara direto.” 

Lula se demonstrou incomodado com a pergunta. Em seguida, quando o repórter insistiu em saber se esse seria um assunto debatido, o presidente americano cortou: 

“Isso não é da conta de vocês.”

Sobre a Venezuela, respondeu que o tema “não estava envolvido” nas negociações.

Lula encerra a reunião incomodado com a imprensa

De forma mais enérgica, Lula encerrou o diálogo com os jornalistas lembrando a pressa do tempo e pediu paciência: 

“Eu queria sugerir que você fizesse a entrevista depois da reunião. Porque nós temos pouco tempo e daqui a pouco o tempo se perdeu, porque nós ficamos conversando com vocês, nós temos que fazer entrevistas. Esse é o dilema. Se vocês tiverem paciência, vocês saberão o resultado da reunião. Se vocês ficarem agoniados, vocês vão saber apenas sobre as condições nossas”, disse Lula antes de iniciar o encontro reservado.

Resultado da conversa

Trump não se manifestou após a reunião, Já Lula, postou um foto com Trump no X com a legenda:

“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras.”

Mesmo com ainda nenhuma medida concreta tomada, o chanceler brasieliro Mauro Vieira afirmou que a reunião entre os presidentes foi positiva e o primeiro passo para uma negociação entre Brasil e Estados Unidos. 

Segundo ele, será criado um cronograma para discutir a suspensão das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e das sanções aplicadas a autoridades com base na Lei Magnitsky. 

Vieira disse que o encontro foi leve, que Trump elogiou a trajetória política de Lula e que ambos manifestaram interesse em futuras visitas oficiais. Ele também afirmou que não foi pauta a questão das big techs.

A reação de Eduardo Bolsonaro

O deputado Eduardo Bolsonaro ironizou o encontro entre Lula e Donald Trump, afirmando que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi tema incômodo para o petista. Eduardo também criticou o relato de Mauro Vieira sobre como foi a reunião a portas fechadas:

“Então, segundo o MRE: Não falaram de Bolsonaro; Lula explicou a injustiça de sancionar Moraes (sem citar JB!); Trump curtiu Lula ter-se posto como mediador para o assunto: narcoditador Maduro. Nos poucos minutos com o 01 da economia mundial trataram de... VENEZUELA.”, disse no X. 

Em outra publicação, destacou a empatia de Trump pela situação de Bolsonaro, já que ambos enfrentaram perseguições políticas.

Os encontros na Malásia ainda não acabaram e novidades sobre esse assunto podem surgir a qualquer momento. Garanta que você receberá as notícias direto em seu e-mail se cadastrando de graça em nossa newsletter, o Resumo BP:

Quero receber

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais