No items found.
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Leão XIV na COP30? Lula convida, papa recusa

Fé, política e meio ambiente marcaram a reunião entre Lula e o novo papa no Vaticano.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
13/10/2025 13:13
Ricardo Stuckert

O papa Leão XIV recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Vaticano. Foi o primeiro encontro entre os dois desde a eleição do pontífice, em maio.

A reunião foi realizada nesta segunda-feira (13) e durou menos de 30 minutos. De acordo com o presidente, a conversa abordou “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”.

Lula convidou o papa para participar da COP30, conferência da ONU sobre o clima, que será realizada em novembro de 2026, em Belém (PA).

O papa, por sua vez, agradeceu o convite, mas explicou que não poderá participar da conferência por causa do Ano Jubilar. O evento, realizado a cada 25 anos pela Igreja Católica, é marcado por celebrações e grande movimentação no Vaticano.

“Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu, o Papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu a representação do Vaticano em Belém”.

Leão XIV afirmou que pretende visitar o Brasil em um momento oportuno.

“Ficamos muito felizes em saber que Sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, disse Lula.

O encontro aconteceu poucos dias depois da publicação do primeiro documento oficial de Leão XIV, intitulado Dilexi Te. Na carta, o papa dedica-se a tratar da importância dos pobres na Igreja.

Lula elogiou o texto e destacou que o documento é um “amplo movimento de indignação contra a desigualdade”.

“Considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, afirmou o presidente.

https://www.instagram.com/p/DPvruLkjnSQ/?img_index=1

Outros convites e posicionamento da Igreja

Antes da visita de Lula, o convite para a COP30 já havia sido feito por autoridades brasileiras. Em maio, o vice-presidente Geraldo Alckmin entregou pessoalmente o pedido durante a missa inaugural do pontificado.

Em julho, líderes religiosos de vários países reiteraram o apelo em audiência no Vaticano.

No início deste mês de outubro, a ministra do meio ambiente, Marina Silva, reforçou o convite durante a conferência Espalhando Esperança, em Roma. Ela afirmou que a COP30 deve ser “a conferência decisiva da implementação do Acordo de Paris”.

  • O Acordo de Paris é um tratado internacional sobre mudanças climáticas adotado em 2015 durante a COP21, em Paris. Seu principal objetivo é limitar o aumento da temperatura média global

Apesar dos esforços, a Arquidiocese de Belém já havia negado que o papa tivesse confirmado presença.

Em nota, esclareceu que “não há definição sobre os representantes oficiais da Santa Sé” e que qualquer anúncio será feito exclusivamente pelos canais do Vaticano.

A COP30 em Belém

A conferência será a primeira da ONU sobre mudanças climáticas realizada na Amazônia. Entre os dias 10 e 21 de novembro de 2026, Belém deve receber delegações de quase 200 países.

Entre os temas a serem discutidos estão: emissões de carbono, financiamento climático e preservação de florestas tropicais.

O evento enfrenta desafios logísticos: obras atrasadas, preços elevados e falta de infraestrutura hoteleira têm gerado preocupação entre autoridades e organizadores.

Entenda mais sobre esse assunto no vídeo abaixo:

A audiência foi privada, sem a cerimônia tradicional no pátio de São Damásio. Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva e dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). 

Também participaram a senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Veira.

O encontro no Vaticano antecedeu a participação de Lula na abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO, em Roma.

Com a confirmação de que o Vaticano enviará representantes à COP30, a audiência encerrou a visita presidencial e consolidou o diálogo entre Brasil e Santa Sé em torno das pautas sociais e ambientais.

Especial papado 

No Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória dos papa Leão XIV e do papa Francisco, além da história do papado desde São Pedro até os dias atuais. Assista agora a todos os episódios no canal da Brasil Paralelo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais