O papa Leão XIV recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Vaticano. Foi o primeiro encontro entre os dois desde a eleição do pontífice, em maio.
A reunião foi realizada nesta segunda-feira (13) e durou menos de 30 minutos. De acordo com o presidente, a conversa abordou “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”.
Lula convidou o papa para participar da COP30, conferência da ONU sobre o clima, que será realizada em novembro de 2026, em Belém (PA).
O papa, por sua vez, agradeceu o convite, mas explicou que não poderá participar da conferência por causa do Ano Jubilar. O evento, realizado a cada 25 anos pela Igreja Católica, é marcado por celebrações e grande movimentação no Vaticano.
“Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu, o Papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu a representação do Vaticano em Belém”.
Leão XIV afirmou que pretende visitar o Brasil em um momento oportuno.
“Ficamos muito felizes em saber que Sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, disse Lula.
O encontro aconteceu poucos dias depois da publicação do primeiro documento oficial de Leão XIV, intitulado Dilexi Te. Na carta, o papa dedica-se a tratar da importância dos pobres na Igreja.
Lula elogiou o texto e destacou que o documento é um “amplo movimento de indignação contra a desigualdade”.
“Considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, afirmou o presidente.
https://www.instagram.com/p/DPvruLkjnSQ/?img_index=1














.webp)








