Neste domingo, o papa Leão XIV celebrou a Missa de início de seu pontificado na Praça de São Pedro, no Vaticano. Durante a celebração, recebeu duas insígnias que simbolizam sua missão como sucessor de Pedro: o anel do pescador e o pálio.
Esses símbolos são entregues após a leitura do Evangelho em latim e grego, rito que expressa a universalidade da Igreja e sua tradição.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
“A morte do Papa Francisco encheu nossos corações de tristeza. Naquelas horas difíceis, sentimo-nos como as multidões que o Evangelho descreve: ovelhas sem pastor. Contudo, precisamente no dia de Páscoa, recebemos sua última bênção. À luz da ressurreição, enfrentamos esse momento com a certeza de que o Senhor nunca abandona seu povo, mas o reúne quando disperso e o guarda com amor.
Nesse espírito de fé, o Colégio Cardinalício reuniu-se em conclave. Vindos de histórias e caminhos diversos, colocamos nas mãos de Deus o desejo de eleger o novo sucessor de Pedro, um pastor capaz de guardar o rico patrimônio da fé cristã e, ao mesmo tempo, de olhar para longe, para ir ao encontro das interrogações, das inquietações e dos desafios de hoje.
Fui escolhido sem qualquer mérito, com temor e tremor. Venho até vós como um irmão que deseja tornar-se servo da vossa fé e da vossa alegria. Caminhando convosco, percorrendo juntos o caminho do amor de Deus, que nos quer unidos como uma única família. Amor e unidade: essas são as duas dimensões da missão que Jesus confiou a Pedro.”
Ao final da Missa, o papa Leão XIV recordou as vítimas da guerra e da fome. Com a presença do presidente Volodymyr Zelensky, mencionou a situação no Leste Europeu e fez um apelo pela paz, referindo-se à “martirizada Ucrânia que aguarda um acordo de paz”.
A cerimônia foi acompanhada por milhares de fiéis e representantes diplomáticos de diversos países.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP