Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Papa Leão XIV celebra missa inaugural de seu pontificado

Cerimônia foi marcada pela entrega das insígnias papais e pela lembrança da morte de Francisco da missão do papa.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/5/2025 7:25
SIte Metropoles

Neste domingo, o papa Leão XIV celebrou a Missa de início de seu pontificado na Praça de São Pedro, no Vaticano. Durante a celebração, recebeu duas insígnias que simbolizam sua missão como sucessor de Pedro: o anel do pescador e o pálio.

Esses símbolos são entregues após a leitura do Evangelho em latim e grego, rito que expressa a universalidade da Igreja e sua tradição.

  • O anel do pescador, com a imagem de São Pedro pescando, representa a autoridade do Papa como sucessor do primeiro pontífice.
  • O pálio, faixa de lã branca com cruzes pretas, simboliza o pastor que carrega o rebanho e indica a missão de governo e comunhão com a Igreja universal.

Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Leão XIV falou sobre o espírito que marcou a transição e o início de seu pontificado

“A morte do Papa Francisco encheu nossos corações de tristeza. Naquelas horas difíceis, sentimo-nos como as multidões que o Evangelho descreve: ovelhas sem pastor. Contudo, precisamente no dia de Páscoa, recebemos sua última bênção. À luz da ressurreição, enfrentamos esse momento com a certeza de que o Senhor nunca abandona seu povo, mas o reúne quando disperso e o guarda com amor.
Nesse espírito de fé, o Colégio Cardinalício reuniu-se em conclave. Vindos de histórias e caminhos diversos, colocamos nas mãos de Deus o desejo de eleger o novo sucessor de Pedro, um pastor capaz de guardar o rico patrimônio da fé cristã e, ao mesmo tempo, de olhar para longe, para ir ao encontro das interrogações, das inquietações e dos desafios de hoje.
Fui escolhido sem qualquer mérito, com temor e tremor. Venho até vós como um irmão que deseja tornar-se servo da vossa fé e da vossa alegria. Caminhando convosco, percorrendo juntos o caminho do amor de Deus, que nos quer unidos como uma única família. Amor e unidade: essas são as duas dimensões da missão que Jesus confiou a Pedro.”

Ao final da Missa, o papa Leão XIV recordou as vítimas da guerra e da fome. Com a presença do presidente Volodymyr Zelensky, mencionou a situação no Leste Europeu e fez um apelo pela paz, referindo-se à “martirizada Ucrânia que aguarda um acordo de paz”.

A cerimônia foi acompanhada por milhares de fiéis e representantes diplomáticos de diversos países.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais