Convite entregue por Alckmin no Vaticano
O convite do governo brasileiro foi entregue pessoalmente pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, durante a missa inaugural do pontificado de Leão XIV, no Vaticano, em maio.
Alckmin representou o presidente Lula e, em publicação nas redes sociais, disse:
“Levo o convite do nosso presidente para que Sua Santidade esteja presente na COP30, em Belém do Pará, uma vez que a preocupação ambiental é uma das prioridades do pontificado. O novo papa traz a missão de semear a paz e encher o mundo de esperança.”
Outro convite entregue ao papa
No dia 1 de julho, o papa Leão XIV recebeu no Vaticano representantes da América Latina, Ásia e África. O grupo entregou ao pontífice o documento “Um chamado por justiça climática e a casa comum”, elaborado em preparação à COP30.
O cardeal brasileiro Jaime Spengler confirmou que o convite do governo brasileiro foi reiterado e que o papa considera a possibilidade de participar da COP30.
No entanto, sua agenda no Vaticano para o Jubileu e uma possível viagem estão entre os compromissos que podem interferir na decisão.
“Ele tem consciência da importância da palavra da Igreja nesse contexto. Agora aguardamos sua resposta”, disse o cardeal.
COP30 na Amazônia
A COP30 acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém. Será a primeira vez que a conferência da ONU sobre mudanças climáticas será realizada na Amazônia.
A conferência reúne quase 200 países para discutir metas de redução de emissões, financiamento climático e preservação de florestas tropicais.
Até o momento, não há confirmação oficial da presença de Leão XIV em Belém.
Entenda a participação do papa em decisões mundiais
Na segunda metade do século passado, um papa se destacou por atuar ao lado de outras lideranças mundiais na tentativa de resolver os grandes problemas da época.
João Paulo II foi um dos responsáveis pela queda do Muro de Berlim e pelo enfraquecimento da influência comunista em diversos países,o que lhe rendeu o título de “o papa que venceu o comunismo”.
Entender a vida de São João Paulo II é também compreender parte de seu impacto no século XX.
Para aprofundar essa história, a Brasil Paralelo lança sua primeira biografia original: O Papa que Venceu o Comunismo.
A live especial de estreia será exibida gratuitamente no dia 14 de agosto.
Quero garantir meu acesso.
Leia a nota oficial da Arquidiocese de belém
“Nota sobre fake news do Papa na Cop30
01/08/2025
Até o momento o Santo Padre não confirmou sua participação no evento.
A Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém informa que está circulando, em canais de comunicação sem qualquer vínculo com órgãos oficiais da Igreja, do Estado ou do Governo Federal, uma notícia falsa sobre a suposta confirmação da participação do papa Leão XIV na COP30, prevista para novembro deste ano, em Belém (PA).
É lamentável que, mais uma vez, informações sem a devida apuração sejam disseminadas, desconsiderando princípios básicos do jornalismo e propagando conteúdo que não condiz com a realidade.
É importante destacar que o papa, enquanto Chefe de Estado do Vaticano, tem sua participação assegurada como qualquer outro líder de nação. No entanto, até o momento, não há confirmação oficial de sua vinda. A Arquidiocese de Belém, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Governo do Estado do Pará e o Governo Federal já formalizaram o convite ao Santo Padre e aguardam sua resposta.
Ressaltamos que qualquer definição oficial sobre a participação do Papa será divulgada exclusivamente por canais oficiais da Igreja Católica, principalmente o da Santa Sé. Informações que não tenham essa origem, especialmente quando veiculadas por terceiros sem vínculo com a Igreja, não devem ser consideradas.
A Arquidiocese de Belém, por meio de sua Assessoria de Comunicação, repudia a divulgação de informações inverídicas ou sem a devida checagem, reforçando o compromisso com a verdade e a responsabilidade informativa.
Sobre a presença da Santa Sé na COP30
A Arquidiocese de Belém, em conjunto com a CNBB e a Nunciatura Apostólica no Brasil, coordena a comissão responsável pela participação oficial da Igreja Católica e da Santa Sé na COP30, incluindo eventos paralelos, bem como toda a organização logística e de hospedagem.
Até o momento, não há definição sobre os representantes oficiais da Santa Sé que participarão do evento. Assim que houver confirmação, as informações serão divulgadas pelos canais oficiais dos envolvidos, inclusive por esta Assessoria, para amplo conhecimento dos participantes, da imprensa e da sociedade.
Solicitamos a todos que colaborem na luta contra a desinformação, verificando a veracidade das notícias e recorrendo sempre à Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém para esclarecimentos sobre assuntos de sua competência.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Alan Monteiro – 3215-7001/ 98926-2453 / comunicacao@arqbelem.org”