Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Em 10 de dezembro de 2023, Javier Milei assumiu a presidência da Argentina com uma promessa ousada: eliminar o déficit fiscal.
Contra todas as expectativas, ele parece ter conseguido. Pela primeira vez em 123 anos, a Argentina não registra déficit fiscal, um marco histórico para a economia do país.
Descubra como o país deixou de ser uma das nações mais ricas das américas na série original A queda da Argentina. Assista ao primeiro episódio gratuitamente abaixo:
Medidas Audaciosas e Efeitos Econômicos
Uma das ações mais impactantes do governo Milei foi diminuir o dinheiro que o governo estava injetando na economia para conter a inflação, que chegou a cerca de 25,5% ao mês.
Na prática, o presidente cortou aproximadamente um terço de todos os gastos públicos assim que assumiu e reduziu privilégios no funcionalismo.
Um ano após sua posse, a inflação mensal caiu de 25,5% para 2,4%, e os juros básicos, antes em 133% ao ano, recuaram para 32% ao ano.
Embora a pobreza tenha aumentado inicialmente, já apresenta níveis mais baixos do que no início do mandato de Milei.
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento contínuo dos preços ao longo do tempo. Quando os preços sobem, o poder de compra cai. Ou seja, com a mesma quantia de dinheiro, compra-se menos.
Outras medidas que o governo argentino quer implementar
O presidente conseguiu aprovar um pacote de medidas que ficou conhecido como "lei ônibus" no começo de seu mandato.
Mesmo que boa parte das medidas tenham sido retiradas pelo Congresso, o pacote ainda inclui um dos maiores cortes de gastos na história do país.
Dentro do pacote estão reunidas Leis de Bases, nome que se dá às medidas criadas para estabelecer as fundações para a implementação de um pacote fiscal, compilado de normas sobre a questão orçamentária e tributária.
Recentemente, Milei anunciou planos para cortar 90% dos impostos federais e transferir a responsabilidade de arrecadação para os estados, incentivando a competição para atrair investimentos.
Pretende também firmar um acordo bilateral de livre mercado com os Estados Unidos, atrasado por quase duas décadas.
Conheça a história do presidente argentino e sua surpreendente campanha no documentário da Brasil Paralelo: Javier Milei - A revolução liberal.
Assista ao filme completo abaixo:
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.