Numa entrevista à rádio Meio FM, no Piauí, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou que “houve falcatrua em uma empresa” no leilão para a compra de arroz estrangeiro. Lula atribuiu o valor pelo qual o produto está chegando às prateleiras dos supermercados à importação dos grãos.
Segundo o mandatário, “o pacote de 5kg de arroz tem que chegar na mesa do brasileiro a R$20,00”. Afirmou que o governo irá financiar plantações de arroz em outros estados com a contrapartida de que o alimento chegue aos pontos de venda com preços mais atrativos ao consumidor. A medida visa “não deixar o país refém de apenas uma região”.
Compra de arroz estrangeiro seria para mitigar possível desabastecimento
Atingido por fortes inundações no início de maio deste ano, o Rio Grande do Sul é o maior produtor do grão no país, sendo responsável por 70% da produção nacional. Logo no início da crise humanitária, o governo cogitou a possibilidade de desabastecimento de um dos principais itens do cardápio do brasileiro.
A hipótese foi descartada pelo presidente do Instituto Rio Grandense de Arroz. Rodrigo Machado explicou que as enchentes que assolam a região produtora não comprometeram a colheita. Mais de 84% da safra já havia sido colhida quando a água subiu.
“Restaram 142 mil hectares a colher. Destes, 22 mil hectares foram perdidos e 18 mil ficaram parcialmente submersos. Entre os grãos estocados nos silos, houve comprometimento de 43 mil toneladas”, disse em entrevista ao portal de notícias do estado.
Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!



.webp)







.jpg)
.jpg)












.jpg)





