Há 56 anos o astronauta Neil Armstrong foi eternizado por dar “ Ele foi o primeiro homem a colocar seus pés em um corpo celeste que não fosse a Terra, seguido por seu colega de expedição Buzz Aldrin.
Depois desse pouso histórico, outras 12 pessoas pisaram na Lua nas missões Apollo 12, 14, 15, 16 e 17. Todos os tripulantes das expedições eram americanos.
O último homem a descer lá foi o astronauta Eugene Cernan, o comandante da missão Apollo 17 em 1972.
Desde então, a humanidade parou de fazer expedições tripuladas para o satélite natural.
No entanto, a NASA anunciou que se prepara para voar em torno do astro com a missão Artemis II.
O lançamento da expedição estava programado para acontecer em abril, mas a agência anunciou que deverá ser antecipado para fevereiro.
"A janela de lançamento poderá abrir já no dia 5 de fevereiro, mas queremos enfatizar que a segurança é a nossa principal prioridade", afirmou a vice-administradora adjunta interina da Nasa, Lakiesha Hawkins.
Segundo a BBC, o motivo para a aceleração do projeto é que o foguete construído para levar os astronautas ao espaço, conhecidos pela sigla SLS, já está praticamente construído.
Além disso, a cápsula em que a tripulação ficará, conhecida como Órion, está nas fases finais de teste em solo.
Outra questão foi a solução de problemas técnicos da missão anterior, como questões com os escudos térmicos.
A primeira missão Artemis aconteceu em novembro de 2022 e durou 25 dias após o lançamento de uma nave espacial não tripulada.
Ela viajou ao redor da Lua e depois conseguiu reentrar na atmosfera terrestre com sucesso.






.jpg)
.jpg)

.jpg)










