Quinze grupos judaicos dos EUA e do Canadá afirmaram que vão parar de postar conteúdo no X. As entidades mencionam um aumento de publicações antissemita e xenofóbico, assim como declarações polêmicas de Elon Musk como motivo.
O anúncio aconteceu no dia 27 de janeiro, data em que se celebre o Dia Internacional da Memória do Holocausto. A declaração conjunta afirma que:
“Estudo após estudo, assim como em nossas experiências vividas, o X se tornou uma plataforma que promove ódio, antissemitismo e divisão social".
O grupo também alega que desde que Musk comprou o X, a rede social:
Musk foi acusado de fazer um gesto nazista durante a comemoração da posse de Trump. Ele colocou mão no peito e estendeu o braço diagonalmente, algo interpretado por alguns como semelhante a uma saudação nazista. Leia aqui a matéria completa.
Dias depois, o empresário ironizou as acusações em um post no X. O texto sugere que seus críticos são aquilo de que o acusam. A publicação diz:
"Não caia nessa de acusações nazistas! Tem gente que engole qualquer bobagem! Pare de perseguir seus inimigos! Os pronomes dele seriam Ele/Himmler! Aposto que você não esperava por essa 😂"
Também “provocou” aqueles que acreditam em tudo sem buscar entender o que foi o nazismo.
O documento critica ainda posts de Musk, que consideram “odiosos”. Alguns manterão suas contas mesmo sem postar na rede social.
Para eles, desativar os perfis permitiria que seus nomes de usuário fossem usados por entidades com valores contrários aos seus.
De acordo com o portal Axios, assinam a carta:
Até o momento, o X não se manifestou sobre o comunicado.
Musk faz parte da administração Trump, liderando um departamento de revisão de gastos federais.
Grande parte de seus opositores, aparentemente, está na grande mídia, que muitas vezes coloca suas visões sobre Musk acima dos fatos.
A Brasil Paralelo está comprometida com um jornalismo imparcial, trazendo as mais relevantes notícias que a mídia tradicional costuma ignorar. Inscreva-se gratuitamente no Resumo BP e receba-as diariamente de uma forma simples e prática.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP