Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Segurança pública
3
min de leitura

Governo do RJ busca acordo com os EUA para combater Comando Vermelho

Facção movimenta cerca de R$31 bilhões por ano com suas atividades criminosas, principalmente o tráfico de drogas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
25/2/2025 16:41
InSight Crime

O governo do Rio de Janeiro está negociando um acordo com os EUA para que o Comando Vermelho (CV) seja considerado Organização Criminosa Transnacional (TCO, em inglês) pelo país. 

A cooperação tem sido negociada entre a Secretaria de Segurança Pública do estado e o Consulado americano desde junho do ano passado.

  • Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e se inscreva sem pagar nada.

O que muda com a classificação?

Órgãos do governo americano, como  Drug Enforcement Administration (DEA) e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) ajudarão no combate à facção.

Os dois órgãos são responsáveis por enfrentar grupos criminosos dentro e fora dos territórios americanos.

A identidade de figuras importantes do CV também vai ser inserida nos alertas do sistema americano de imigração, facilitando a busca de suspeitos que tentam fugir para o país.

O interesse americano em combater o CV

Um dos elementos apontados pelas autoridades brasileiras é a suspeita de que a facção está recrutando membros em território americano.

Além disso, o secretário de segurança pública do Rio disse que a principal preocupação dos EUA é com as rotas de cocaína controladas pela facção no Norte do país:

"A preocupação são as rotas de cocaína, que o CV vem tentando dominar, no Norte do país. Já o nosso interesse são as armas que entram no RJ, já que a maioria é americana"

Na região fica a tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, três países com um vasto histórico de produção e tráfico de drogas, principalmente a cocaína.

O Comando Vermelho já tinha relações com a facção Família do Norte (FDN), mas os grupos romperam a aliança em meados de 2018.

Depois de um racha interno na FDN, parte do grupo se juntou ao CV, aumentando a presença da facção no Norte.

Atualmente, a organização movimenta uma quantia próxima a R$31 bilhões por ano com suas atividades criminosas, principalmente o tráfico de drogas.

Do lado brasileiro das negociações, a polícia carioca encontrou cerca de um fuzil americano nas mãos do tráfico a cada dois dias durante 2023

Naquele ano, 227 armas produzidas por empresas americanas foram apreendidas pelos policiais.

O governo do Rio estima que cerca de 70% dos fuzis usados pelo crime vieram diretamente dos EUA ou ao menos foram fabricados lá.

O Rio de Janeiro é considerado um dos lugares mais bonitos do mundo e símbolo do Brasil. Contudo, a cidade está dominada pelo crime. As facções lutam entre si para controlar cada metro de território. No meio disso, a população se sente refém. O paraíso que aparece em tantas músicas brasileiras parece estar em chamas. 

O Rio de Janeiro é tema do novo documentário da Brasil Paralelo que estreia em breve. Invstigamos toda a história da cidade e como ela chegou ao cenário atual, em que convive todos os dias com a criminalidade. Clique no link e cadastre-se gratuitamente para assistir. 

Quero assistir. 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:

  • Informação confiável e imparcial;
  • Economia de tempo com notícias objetivas;
  • Sempre atualizada;
  • O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais