Gilmar Mendes é flagrado com objeto que parece celular dentro da cabine de votação
Equipe do ministro afirmou que objeto que estava em suas mãos era, na verdade, uma carteira.

O ministro do STF Gilmar Mendes foi flagrado usando o celular dentro da cabine de votação no domingo de primeiro turno.
Assessores do ministro afirmaram que o objeto, na realidade, era uma carteira funcional, que estava com a cola dos votos do ministro.
O celular de Gilmar foi entregue para um segurança, segundo a equipe. A mesária responsável pela sessão confirmou a versão.
O ministro viajou de Brasília para Cuiabá, capital do Mato Grosso, para realizar seu voto na cidade de Diamantino.
Segundo a página do TRE de São Paulo, entrar ou tentar entrar com o dispositivo na sessão pode ser considerado crime eleitoral.
De acordo com o art. 312 do Código Eleitoral, violar ou tentar violar o sigilo do voto é crime, com pena de detenção de até dois anos.
Acompanhe as eleições presidenciais na Brasil Paralelo. Clique aqui para não perder.
Romeu Zema também foi filmado com o celular
Enquanto votava nas eleições presidenciais, o candidato Romeu Zema (Novo) foi flagrado usando o celular na urna eletrônica.
A legislação eleitoral proíbe o uso de quaisquer dispositivos capazes de filmar ou fotografar na zona de votação.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Carlos Henrique Perpétuo Braga, afirmou chegou a dizer que o caso será apurado:
"Em primeiro lugar, valem as regras e as regras, dizem que não é possível usar o celular na cabine de votação. Nós temos que apurar especificamente o caso, verificar os seus contornos para emitir uma opinião, para emitir um veredito, uma decisão final. Isso é irregular e caracteriza crime. Isso pode inclusive gerar pena de detenção".
Candidato diz que não foi avisado
Questionado por jornalistas sobre o caso, Zema afirmou que não foi avisado de que não poderia usar o celular no espaço.
Além disso, o candidato destacou que está acostumado a usar o telefone em todas as tarefas e que não fotografou a sessão:
"Eu ando com o celular o dia todo. Ele é quase como se fosse um dedo. Ninguém me lembrou ali e eu fui votar normalmente. Não fotografei nada, não fiz nada com o celular ali. Fui só votar mesmo. A cola eu levei no papel".
![[LIVE] Apurações](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Faa3423e4-b198-4f14-9afc-78eea635c8b7.webp&w=3840&q=75)
![[LIVE] Apurações](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2F6c0befa8-884d-44e9-82ec-c7aa2f9653c8.webp&w=3840&q=75)











