
A professora Melina Girardi Fachin, diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin, foi alvo de agre ssões na última sexta-feira (12), em Curitiba.
Segundo relato de seu marido, Marcos Gonçalves, publicado nas redes sociais, Melina foi abordada por um homem não identificado ao deixar a universidade pela manhã. Ele cuspiu nela e a chamou de 'lixo comunista'.

A UFPR declarou que “analisa a situação ocorrida com a professora Melina Fachin na última sexta-feira (12)” e informou que o caso será debatido na reunião do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD), marcada para a próxima terça-feira (16).
A Ordem dos Advogados do Brasil emitiu uma nota de repúdio ao ocorrido.
“A entidade repudia veementemente o episódio, que afronta valores essenciais da vida democrática. A democracia exige o respeito às liberdades, ao pluralismo e à convivência pacífica, sobretudo no espaço acadêmico, que deve ser preservado como ambiente de diálogo e de construção do conhecimento — jamais como palco para violência, intolerância ou tentativas de silenciamento”.
O caso aconteceu três dias depois de outro episódio de violência na mesma instituição. Em 9 de setembro, estudantes bloquearam a entrada do prédio de Direito para impedir a realização de uma palestra.
O evento tinha como tema 'Como o STF tem alterado a interpretação constitucional?' e teria como palestrantes o advogado Jeffrey Chiquini e o vereador Guilherme Kilter (Novo-PR).
De acordo com Chiquini, militantes o agrediram e impediram sua entrada.
“Fui convidado para palestrar no curso de Direito da Universidade Federal do Paraná sobre Estado Democrático de Direito, mas militantes de esquerda impediram a realização do evento e ainda nos agrediram. A Polícia Militar precisou me resgatar”.
Com a confusão, o evento foi cancelado minutos antes de começar.
Em nota, a UFPR informou que “um grupo com palestrantes forçou a entrada, empurrando o vice-diretor do Setor, o que desencadeou uma série de reações que culminaram em uma resposta desproporcional das forças de segurança pública em relação à comunidade que se manifestava.”
Formada em Direito pela UFPR em 2005, Melina Girardi Fachin tem especializações na França e em Portugal, além de mestrado e doutorado em Direito pela PUC-SP, concluídos em 2013.
É professora da UFPR desde 2012 e, desde 2021, dirige a Faculdade de Direito. Atua nas áreas de Direito Constitucional e Direitos Humanos. Também é advogada e sócia do escritório Fachin Advogados Associados.
Integra ainda o Conselho da OAB, a Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná, o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
Hostilidade a ideias divergentes, repressão velada e militância travestida de representação estudantil não são exclusividade de um evento. Para muitos alunos e professores, essa é a rotina dentro das universidades brasileiras.
Há salas com paredes pichadas, banheiros depredados e aulas onde a ideologia pesa mais do que o conteúdo.
Para revelar esse cenário de dentro, a Brasil Paralelo produziu o documentário Unitopia, com relatos inéditos de quem vive sob pressão ideológica nas maiores instituições de ensino do país.
Assista ao primeiro episódio gratuitamente.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
%20(7).png)
.png)
.png)
.png)
.png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
.png)


Cupom aplicado 37% OFF
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
.png)


Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)


Cupom aplicado 54% OFF
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
%20(7).png)
.png)
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP