Meio Ambiente
3
min de leitura

Festa de São João divide espaço com grande incêndio no Pantanal

Apesar da intensidade das chamas, pessoas seguiram no evento como se nada estivesse acontecendo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
25/6/2024 20:05
Reprodução/Conexão Planeta

Durante o final de semana, foi realizado o Arraiá do Banho de São João, festa junina financiada pela prefeitura de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul

O evento teria passado despercebido, se não fossem vídeos em que é possível ver um incêndio florestal massivo separado apenas por um rio das pessoas e barracas.

Ao longo dos vídeos, é possível perceber que a música continua tocando e a movimentação segue normal na festa, como se nada estivesse acontecendo.

O evento foi mencionado pelo cientista político e comentarista do programa Cartas na Mesa, Christian Lohbauer, como prova do desinteresse da população comum na questão climática:

"Em qualquer lugar do mundo onde as pessoas estão envolvidas e engajadas com esse problema, ninguém ficaria na festa junina tomando uma cervejinha enquanto do outro lado do rio, enquanto o Pantanal arde em chamas. Teria alguma mobilização das pessoas se fosse realmente algo de interesse coletivo."

O comentarista seguiu afirmando que os problemas associados à questão ambiental são permeados pela forma como a sociedade enxerga essa temática:

"As pessoas não estavam nem aí para o que estava acontecendo do outro lado do rio. Muito além da questão de governo, de política pública, de propaganda de campanha política, é como a sociedade vê o problema."

Apesar da falta de reação dos participantes da festa, nas redes sociais, o anúncio do evento causou indignação entre internautas, antes mesmo das imagens serem divulgadas nas redes.

A população não poupou críticas à prefeitura, que foi acusada de planejar um evento desses em meio à maior crise ambiental dos últimos anos na região

As queimadas no Pantanal têm atingido o patamar mais alto nos últimos anos. O primeiro semestre de 2024 tem apresentado o maior número de focos de incêndio na região do desde 1998.

A Brasil Paralelo tem acompanhado a questão climática e a forma como a pauta é manipulada politicamente. Assista ao documentário Cortina de Fumaça e às nossas demais produções, além de séries e filmes escolhidos por sua qualidade, em nossa plataforma de streaming.

Clique aqui e aperte o play sem medo!

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais