Aqueles que perderam tudo nas inundações que assolam o estado gaúcho desde o final de abril, o governo federal anunciou um alívio para as famílias atingidas. Na quarta-feira (15/5) o ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa, anunciou a criação do Auxílio Reconstrução.
A Agência Brasil informou ontem (16/5) pela manhã que a Defesa Civil irá trabalhar para identificar os beneficiados. O investimento no programa está estimado em R$1,2 bilhão.
O evento também contou com a participação do presidente da República e aconteceu na cidade de São Leopoldo, a 71 km de Porto Alegre.
Publicada em edição extra do Diário Oficial da União, a medida provisória 1.219/2024 estabelece critérios para apoio financeiro às famílias que perderam tudo nas inundações.
O auxílio de R$5.100,00 será destinado aos beneficiários pela Caixa Econômica Federal, via PIX. Tal pagamento se dará em parcela única, sendo limitado a um por família. O depósito será realizado em uma poupança digital, aberta automaticamente em nome do beneficiário.
A responsabilidade pela operação ficará a cargo da pasta do ministro Waldez Góes, encarregado da Integração e do Desenvolvimento Regional. O cadastro dos beneficiários será realizado pela prefeitura de cada município contemplado.
A tragédia no Rio Grande do Sul já atingiu 461 dos 497 municípios do estado. Segundo boletim da Defesa Civil publicado às 9:00 do dia de hoje, sexta-feira (17/5).
A tragédia provocada pelas enchentes já afetou 2.281.774 e mais de 500 mil estão desalojadas. As chuvas extremas também deixaram 806 pessoas feridas e 104 permanecem desaparecidas.
151 cidadãos morreram em decorrência da tragédia.

.jpg)
.jpg)

.jpg)







.webp)













