Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Meio Ambiente
3
min de leitura

Extensão das Queimadas no Pantanal já é 54% maior do que pior ano de queimadas no bioma

O ano de 2020 é considerado o ano em que o Pantanal foi atingido de maneira mais violenta pelos incêndios. Cerca de 30% de todo o bioma foi impactado. Em números, são 44.998 quilômetros quadrados.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/6/2024 18:04
Foto: João Paulo Guimarães/Repórter Brasil

Dados divulgados pelo Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais (Lasa), que pertence ao departamento de meteorologia da UFRJ, mostram que neste mesmo período em 2020, o Pantanal tinha uma extensão de queimada de 2.417 km², este ano já são 3.720 km².

Outros números também mostram o quão crítica é a situação de 2024. Do início do ano até o dia 14 de junho, 2.019 focos de incêndio foram identificados pelo Inpe. No mesmo período de 2023, esse número era de 133.

No Pantanal, os picos de queimadas costumam ocorrer em setembro, por isso, esses números ainda devem aumentar.

Em nota divulgada, a ONG SOS Pantanal afirma que um dos motivos para os incêndios é a escassez de chuvas nos últimos 6 meses na região, o que intensificou as secas. Sobre o dado de que as áreas queimadas no Pantanal já superam as médias registradas de 2012 a 2022, a ONG comentou em nota:

“Isso é especialmente preocupante considerando que ainda não atingimos o período de maior ocorrência de incêndios. Além disso, outro dado alarmante do LASA revela que o acumulado de áreas queimadas de janeiro a maio de 2024 já superou em 39% o registrado no mesmo período de 2020, o pior ano da série histórica, com 332 mil hectares queimados em 2024 contra 239 mil hectares em 2020.”

Como parte da resposta à situação, a ONG defende a aprovação da declaração de escassez hídrica até o final de outubro e a instalação de uma Sala de Crise para acompanhar de perto a situação.

Qual foi a resposta do Governo Lula?

No dia 14 de junho, o Governo criou uma sala de situação para acompanhar o que está acontecendo no Pantanal. 

A ministra Marina Silva afirmou que serão feitas reuniões para definição das próximas ações, como contratação de brigadistas, compra de equipamentos e mobilização de aeronaves.

A ministra também solicitou ao ministério da fazenda recursos extraordinários, mas não revelou a quantidade, apenas que a aprovação deve ocorrer sem dificuldades.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais