A COP30 começa suas atividades oficialmente nesta segunda-feira (10), com a cerimônia de abertura em Belém.
A cerimônia acontece após a realização da Cúpula de Líderes nos dias 6 e 7 de novembro. O evento reuniu 57 chefes de Estado e de governo para discutir a proteção ambiental.
A abertura oficial começou às 10h da manhã, na Zona Azul da conferência. Lula discursou ao lado de André Corrêa do Lago, o presidente do evento.
Lago recebeu a presidência do evento diretamente de seu antecessor, Mukhtar Babayev, que participou na COP29, no Azerbaijão, em novembro do ano passado.
Também discursaram durante a cerimônia Simon Stiell, secretário-executivo da UNFCCC, e Jim Skea, presidente do IPCC.
Lula também falou no início do evento. O presidente criticou os líderes que classificou como “negacionistas”:
“A COP 30 será a COP da verdade. Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só as evidências da ciência, mas o progresso do multilateralismo… É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas.”
Ele também falou que o mundo deveria trocar o investimento em guerra por financiamentos para a preservação do meio-ambiente.
Na semana passada, a ministra Marina Silva defendeu a criação de um fundo com US$1,3 trilhão para apoiar a transição energética para países em desenvolvimento.
Lula também falou sobre o anúncio de US$5,5 bilhões para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e criticou o uso de combustíveis fósseis.
Apesar da fala, seu governo tem pressionado o IBAMA para autorizar a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas.
Acompanha a COP30 através do canal do YouTube da Brasil Paralelo, onde você terá uma cobertura completa do evento. Clique aqui para acessar.





.jpg)








.jpg)
.jpg)








