This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

“Eu estou muito otimista porque acredito na relação humana”: Lula fala sobre possível encontro com Trump

Presidente americano comentou que quer saber quais informações Trump recebeu sobre o Brasil.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/9/2025 18:58
BBC

Lula falou pela primeira vez depois de ser elogiado por Trump durante o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Questionado por uma repórter, o presidente falou sobre a possibilidade de ser pressionado por Trump durante um eventual encontro

Somos dois homens de 80 anos e não há porque ter brincadeira em uma relação entre dois homens de 80 anos de idade. Eu vou tratá-lo com o respeito que merece o presidente dos EUA e ele certamente vai me tratar com o respeito que merece o presidente do Brasil.”

Lula também comentou sobre suas expectativas positivas para uma reunião, destacando que acredita nas negociações:

Eu estou muito otimista porque acredito muito na relação humana… acho que tudo pode ser resolvido quando duas pessoas conversam, eu acredito muito no poder de convencimento das palavras, eu acho que tudo pode ser resolvido quando duas pessoas conversam”.

Ele afirmou que quer entender quais informações Trump recebeu sobre o Brasil e quais os reais motivos para impor tarifas contra o país:

Como eu sou muito verdadeiro eu quero que ele saiba do brasil o que é verdadeiramente do brasil e me diga as informações que ele recebeu sobre o Brasil, quero saber qual é o problema com o Brasil”.

Em seguida, Lula falou que entende se a questão for a proteção da indústria americana, mas quer negociar tarifas na Organização Mundial do Comércio (OMC):

Se o Trump está preocupado com o trabalho do povo americano é um direito dele e é justo que ele esteja preocupado. Se ele acha que é preciso taxar alguns produtos porque é preciso evitar muitos produtos estrangeiros nos EUA é um direito dele, agora , eu quero que a gente debata isso na OMC para defendermos o multilateralismo.”

Por fim, o presidente declarou que acredita no poder da negociação e falou que quer conversar com Trump o mais rápido possível:

Eu acredito muito no poder da palavra e, por tanto, tenho interesse nesta conversa e espero que ela aconteça logo.”

O que Trump disse sobre Lula na ONU?

Trump disse que gostou de Lula e declarou que os dois tiveram uma “ótima química” durante seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU:

Ele parece um homem muito legal, ele gostou de mim e eu gostei dele. Eu só faço negócios com quem eu gosto, quando eu não gosto eu não gosto. Tivemos uma ótima química por pelo menos 39 segundos

O presidente havia acabado de falar sobre as tarifas contra o Brasil e criticar o cenário político no país quando comentou sobre seu breve encontro com Lula

Eu tenho um pouco de problema em falar isso porque eu estava entrando quando o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu e nos abraçamos… Nós conversamos, tivemos uma boa conversa e concordamos em conversar na semana que vem, se for de interesse.”

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais