Lula falou pela primeira vez depois de ser elogiado por Trump durante o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Questionado por uma repórter, o presidente falou sobre a possibilidade de ser pressionado por Trump durante um eventual encontro:
“Somos dois homens de 80 anos e não há porque ter brincadeira em uma relação entre dois homens de 80 anos de idade. Eu vou tratá-lo com o respeito que merece o presidente dos EUA e ele certamente vai me tratar com o respeito que merece o presidente do Brasil.”
Lula também comentou sobre suas expectativas positivas para uma reunião, destacando que acredita nas negociações:
“Eu estou muito otimista porque acredito muito na relação humana… acho que tudo pode ser resolvido quando duas pessoas conversam, eu acredito muito no poder de convencimento das palavras, eu acho que tudo pode ser resolvido quando duas pessoas conversam”.
Ele afirmou que quer entender quais informações Trump recebeu sobre o Brasil e quais os reais motivos para impor tarifas contra o país:
“Como eu sou muito verdadeiro eu quero que ele saiba do brasil o que é verdadeiramente do brasil e me diga as informações que ele recebeu sobre o Brasil, quero saber qual é o problema com o Brasil”.
Em seguida, Lula falou que entende se a questão for a proteção da indústria americana, mas quer negociar tarifas na Organização Mundial do Comércio (OMC):
“Se o Trump está preocupado com o trabalho do povo americano é um direito dele e é justo que ele esteja preocupado. Se ele acha que é preciso taxar alguns produtos porque é preciso evitar muitos produtos estrangeiros nos EUA é um direito dele, agora , eu quero que a gente debata isso na OMC para defendermos o multilateralismo.”
Por fim, o presidente declarou que acredita no poder da negociação e falou que quer conversar com Trump o mais rápido possível:
“Eu acredito muito no poder da palavra e, por tanto, tenho interesse nesta conversa e espero que ela aconteça logo.”
Trump disse que gostou de Lula e declarou que os dois tiveram uma “ótima química” durante seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU:
“Ele parece um homem muito legal, ele gostou de mim e eu gostei dele. Eu só faço negócios com quem eu gosto, quando eu não gosto eu não gosto. Tivemos uma ótima química por pelo menos 39 segundos”
O presidente havia acabado de falar sobre as tarifas contra o Brasil e criticar o cenário político no país quando comentou sobre seu breve encontro com Lula:
“Eu tenho um pouco de problema em falar isso porque eu estava entrando quando o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu e nos abraçamos… Nós conversamos, tivemos uma boa conversa e concordamos em conversar na semana que vem, se for de interesse.”
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP