Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Novidades
3
min de leitura

Empresários do RS lançam projeto para mobiliar casas de famílias que perderam tudo

Muitas pessoas que desejam ajudar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul esbarram na dificuldade de encontrar um intermediário que faça as doações chegarem até as pessoas de forma eficiente. Isso motivou a criação do projeto DE VOLTA PARA CASA, que entrega o poder de compra diretamente aos afetados.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/5/2024 9:56
Disponível no perfil @devoltaparacasars no Instagram

Um grupo de jovens empresários do Rio Grande do Sul, conhecido como Ciclo Empreendedor, em parceria com o Instituto Cultural Floresta, lançou o projeto "DE VOLTA PARA CASA" com o objetivo de ajudar famílias que tiveram suas casas devastadas pelas recentes enchentes no estado. 

A iniciativa busca captar doações privadas de diversas fontes e direcionar o dinheiro diretamente às famílias para a compra de móveis, eletrodomésticos básicos e outros itens essenciais para que as pessoas possam refazer seus lares.

Veja a explicação do projeto no vídeo abaixo:

  • Gostaria de ajudar as vítimas da catástrofe no Sul por meio do DE VOLTA PARA CASA? Clique no link e faça a sua doação.

O que é o Ciclo Empreendedor?

Fundado em 2008, o Ciclo Empreendedor é composto por mais de 300 empresas representadas por sócios ou fundadores, que juntas respondem por 8% do PIB do estado

Henrique Viana, um dos fundadores da Brasil Paralelo, também é membro do grupo e comentou sobre a capacidade do Ciclo Empreendedor em atuar na reconstrução do Rio Grande do Sul:

"O Ciclo Empreendedor fez parte do meu desenvolvimento como empreendedor e do próprio desenvolvimento da Brasil Paralelo como empresa, pois desde o início da nossa trajetória eu fui membro do Ciclo e aprendi muito com todos. Meus colegas do Ciclo viram a Brasil Paralelo nascer e crescer, assim como eu vi muitas empresas nascerem e crescerem lá. Fora as empresas mais antigas do estado que tem as novas gerações presentes no grupo, enriquecendo mais ainda o ambiente. A qualidade humana e empreendedora no Ciclo é única, se tem um grupo capaz de inovar nessa reconstrução do nosso estado é o Ciclo. Com certeza teremos êxito em dar dignidade para essas famílias."

Diante da generosidade dos brasileiros em doar para o Rio Grande do Sul e da complexidade da reconstrução necessária, o grupo decidiu agir para garantir uma gestão eficiente dos recursos, aplicando estratégias de captação alinhadas com as melhores práticas do setor.

"Vamos desenvolver propostas de valor atraentes para cada tipo de doador, cultivando relacionamentos de longo prazo e prestando contas de forma transparente sobre o uso dos recursos", afirma Osório, uma das lideranças do grupo.

O foco principal do "DE VOLTA PARA CASA" é devolver o lar às famílias afetadas. Após a catástrofe, a maioria das casas teve o seu interior totalmente comprometido, necessitando da reposição de móveis e eletrodomésticos. 

O projeto irá direcionar as doações para a compra desses itens essenciais junto a empresas fornecedoras parceiras, buscando a melhor eficiência possível.

  • Gostaria de ajudar as vítimas da catástrofe no Sul por meio do DE VOLTA PARA CASA? Clique no link e faça a sua doação.

Qual o estágio atual do projeto?

Até o momento, 6 mil famílias já estão cadastradas para serem atendidas. Os empresários desenvolveram uma estrutura de checagem para evitar fraudes e um sistema para adequar o tamanho do crédito ao dano e ao tamanho de cada família, visando uma distribuição mais eficiente dos recursos. 

As primeiras famílias já começaram a ser atendidas, como é possível ver nos casos da Sara e do Mano, divulgados no perfil do Instagram @devoltaparacasars.

Para garantir o sucesso da iniciativa, o Ciclo Empreendedor está investindo na profissionalização da equipe envolvida e na capacitação em captação de recursos. 

"Sabemos que a competição por recursos é acirrada, por isso estamos focados em demonstrar o impacto social relevante do projeto e nossa capacidade de gerar resultados mensuráveis", destaca Osório.

O projeto irá mais longe com a sua ajuda

Caso a captação de doações e a entrega para esse primeiro grupo de famílias sejam bem-sucedidas, os empresários pretendem expandir o alcance do projeto

Estima-se que, atualmente, mais de meio milhão de pessoas estejam desabrigadas no Rio Grande do Sul devido às enchentes.

O foco é fornecer o essencial para que as famílias possam recomeçar suas vidas em seus lares, contando com a solidariedade da sociedade e a gestão eficiente dos recursos captados.

  • Deseja apoiar essa iniciativa do Ciclo Empreendedor em parceria com o Instituto Cultural Floresta? Faça uma doação para PIX: 10429522000167 ou Clique no link e doe pelo site.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais